DESTAQUE

Dissertação vencedora do 19º prêmio FAPEMA 2024 é publicada em livro, celebrando legado de Josué Montello

Em uma conquista marcante para a pesquisa acadêmica e a literatura maranhense, a dissertação muito aguardada e agora adaptada em livro com o...

Policial mineira lança seu primeiro livro de poesia nesta quinta em Juiz de Fora

Edna Aparecida Amâncio, Subtenente do quadro de praças da reserva da Polícia Militar de  Minas Gerais, lança hoje (09) a obra “A Pequena Poetisa”, a partir das 18h na Livraria Leitura (Av. Rio Branco, 2161 – Centro)  em Juiz de Fora (MG).

“A Pequena Poetisa” é um livro poético que reúne 100 páginas e foi publicado pela All Print Editora. Está à venda por R$ 30,00 na Livraria Leitura, no site da editora (Clique aqui) e em breve em uma pagina própria do livro. A obra é destinado à todos os públicos, no entanto, além de ser destinada a entretenimento e reflexão, também possui fins didáticos, servindo também para fins de estudo por estudantes.

O livro é formado por três contos: A Pequena Poetisa, “Levando a Vida no Grito” e “Realizador”.  O primeiro está dividido em partes que se referem, cronologicamente, ao enredo. Inicia-se pela tentativa de desvendar os mistérios da mente do poeta, seguido das histórias que envolvem as poesias feitas pelos professores, estudantes, pais e responsáveis, comunidade. E por fim, ocorre o momento de reflexões sobre as experiências vivenciadas durante o período. Além de haver destaque às poesias, outro assunto em pauta é a atitude do ser humano diante dos imprevistos. Tudo acontece em um cenário bem peculiar, no qual o mundo que gira em torno dos estudos prevalece em todos os aspectos, às vezes, também de modo surreal, a considerar que o ambiente escolar possui várias conexões. O segundo conto baseia-se em uma reflexão sobre as mudanças de comportamento do ser humano diante das divergências do cotidiano. Enquanto o último retoma o objeto em foco no primeiro conto. A saber, além de abordar a questão que envolve atitudes diante de fatos inesperados, enfatiza o gosto pelas poesias, pelos estudos e a importância disso para todos que são envolvidos nesse processo, mostrando valores que vão bem além das notas e dos conceitos, conforme o leitor poderá observar.

Edna Aparecida Amâncio é Subtenente do quadro de praças da reserva da Polícia Militar – MG, aluna do curso de Mestrado em Docência e Gestão do Ensino, na Universidade Fernando Pessoa, na cidade do Porto, em Portugal, e estou literatura brasileira, portuguesa, inglesa e francesa na UFJF e hoje residente no bairro São Mateus na cidade de Juiz de Fora em Minas Gerais.

“Considerando o fato de que escrevi as poesias, em sua maioria, pouco tempo após a conclusão da faculdade de letras na UFJF, posso afirmar que, de um modo geral, fui inspirada por inúmeros autores. Contudo, ao escrever, deixei fluir minhas percepções a respeito de tudo que havia vivenciado ao longo de minha vida”, diz a autora.

Durante certos momentos de sua vida, Edna sentiu necessidade e inspiração para escrever poesias e, a partir daí, surgiu a ideia de escrever o primeiro conto do livro, a fim de inserir tais poesias em contextos que motivassem a leitura. Já o segundo conto, “Levando a Vida no Grito”, foi escrito com o propósito de abordar e a trazer à reflexão situações do cotidiano, enquanto o último conto, tal como o primeiro, foi criado, principalmente, com o propósito de acrescentar poesias criadas posteriormente à criação do primeiro conto.

Mais Notícias

Carregando mais notícias...

Mais Lidas