Home » , , , , , , » Movimentos políticos movidos pelo ódio são tema de debate na Bienal do Livro

Movimentos políticos movidos pelo ódio são tema de debate na Bienal do Livro

Por: Bookeiro Publish Em: 10/12/2020


O escritor Alexandre Gossn fará sua estreia na Bienal do Livro de São Paulo, que este ano será virtual. Ele trará ao público uma reflexão sobre a disseminação do ódio nas redes sociais. A live acontecerá neste domingo (13), a partir das 18 horas. O tema da live foi extraído do livro “Fascismo Pandêmico - Como uma ideologia de ódio viraliza?”, lançado neste ano.

O surgimento e reaparição do fascismo, em meio a pandemias, ocorrendo presencialmente ou em redes sociais. Teria o fascismo desaparecido em 1945 ou sobreviveu e se adaptou como um novo e mais ágil patógeno? Esse é o ponto de partida para a conversa que o escritor Alexandre Gossn vai apresentar em sua live, na 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo, dia 13 de dezembro, às 18 horas, na plataforma de transmissão do evento. O tema está presente no livro Fascismo Pandêmico. Como uma ideologia de ódio viraliza?, publicado pela editora Autografia, neste ano. A mediação da conversa com o público fica a cargo do livreiro e editor José Luiz Tahan.


No livro, Gossn traça um paralelo entre o surgimento do fascismo, nos anos 1920, logo depois da pandemia mundial do século passado, e o período atual, com a Covid-19 e desvenda a essência do movimento e da alma fascistoide. O autor defende que o fascismo não existe na mesma dimensão e estridência que nos anos 20, 30 e 40 do século XX, mas também considera que ele não tenha sido plenamente erradicado da humanidade.

“Vivemos neste período uma polarização enorme, onde as pessoas estão muito radicalizadas em suas preferências políticas e ideológicas, tanto à esquerda quanto à direita. Resolvi me aprofundar no estudo das ideologias, como surgiram e como chegaram até os dias de hoje”, lembra o escritor, que considera direitistas, esquerdistas, liberais e conservadores, quando extremados, “gêmeos siameses”.


Paulistano e morador de Guarujá, Alexandre Gossn é advogado, mestre em Direito Ambiental, pós-graduado em Direito Imobiliário e pós-graduando em Ética e Filosofia. Ele se declara um humanista na essência e, depois de se dedicar por mais de 30 anos aos estudos e à carreira no Direito, no ano passado, resolveu resgatar um sonho antigo de voltar a escrever e publicou seu primeiro livro, “Liberdade, Metamoralidade & Progressofobia”.

Neste ano, ele ainda lançou “Cidadelas & Muros”, que é fruto do trabalho extenso de pesquisa de mestrado do autor, ele faz uma análise multidisciplinar do processo social, antropológico, biológico, histórico e cultural que fez com que se levasse à construção de cidades e que tornou o homem um animal urbano, saindo das florestas e savanas e migrando para os grandes centros urbanos. Assim que foi lançado, o livro permaneceu durante várias semanas entre as publicações mais vendidas pela Amazon, chegando na segunda posição dentro da categoria História da Civilização.

Além dos três livros prontos, o escritor, que participou recentemente da Feira do Livro de Porto Alegre e do Festival de Literatura de Poços de Caldas, já tem pesquisas em andamento para os próximos títulos. Em paralelo, ele produz conteúdos audiovisuais sobre os temas dos livros, que estão disponíveis em www.alexandregossn.com.br.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar