Home » , , , , , » Em novo romance, William Soares dos Santos, nos relembra tristes histórias vívidas nos anos da Ditadura Militar

Em novo romance, William Soares dos Santos, nos relembra tristes histórias vívidas nos anos da Ditadura Militar

Por: J. B. Novare Em: 27/02/2020

Em seu mais novo livro, “Memórias de um triste futuro”, o escritor carioca William Soares dos Santos se afasta do lirismo, que caracterizou seus trabalhos anteriores, e nos leva para uma viagem difícil, mas sempre necessária aos anos da ditadura civil-militar, mas que deixou marcas que permanecem até hoje na sociedade brasileira. O livro procura, dentre outros elementos, mostrar que ainda sofremos e que ainda carregamos as marcas das múltiplas violências perpetradas nesse período. A obra é um romance publicado pela Editora Patuá e foi lançada no último dia 15 de fevereiro na Patuscada – Livraria, Bar e Café, em São Paulo (SP).

Embora seja um romance, o livro é formado por várias histórias (e vidas) que se cruzam a fim de dar uma pequena dimensão do terror do período, mas, ao mesmo tempo, mostra que o nazifascismo, a violência da ditadura, a vontade de interdição sobre a vida do outro continuam presentes na sociedade brasileira. Através de um texto que se constitui por meio do alinhavar de diferentes histórias de personagens sem nome, somos apresentados a situações de violência e desumanização perpetradas sob os auspícios do Estado, seja no contexto institucional, seja no ambiente aparentemente restrito da família. Durante toda a narrativa, a violência é um ato sempre presente. Ela pode até ser elemento central nos porões da ditadura, mas se esparrama, também, no lar do dito cidadão de bem.

Para esta obra, William fez uma pesquisa que o levou a muitas histórias do período da ditadura. Histórias de violência e de dor que, pela sua formação humanista, tem certeza de que precisam ser relembradas para que as barbaridades cometidas naquele período não se repitam mais em nossa história. “Foi, antes de tudo, a minha inquietação como ser humano e a minha obrigação de educador e escritor que me levou a um mergulho literário tão difícil ao ponto de eu chorar em muitos momentos em que estava escrevendo. Chorar pela dor do outro que sentia em mim mesmo, pelo momento de terrível incompreensão em que vivemos e pela barbárie que insiste em dominar a humanidade não obstante a sua longa jornada civilizatória. Preferi focar em histórias e não em personagens, por isso (como já havia feito em meu livro de contos Um Amor) evitei qualquer menção a nomes”, ressalta ele.

“Sempre que lançamos um novo trabalho, muitos escritores tendem, amparados por todas as justificativas, a considerarem este seu último trabalho como o mais importante. Eu também estou nesta fase. Acho que Memórias de um triste futuro é o meu trabalho mais importante até agora, porque ele é fruto de muita reflexão e pesquisa sobre alguns movimentos que o Brasil e o mundo já viveram e estão revivendo atualmente”, revela o autor. “Falo, particularmente, do recrudescimento de ideologias nazifascistas e da existência de pessoas que, por desconhecerem a história, ou por falta de ética, desejarem a volta de governos que se ancorem em ideologias nazifascistas como o da Ditadura Civil-militar que governou o Brasil entre os anos de 1864 e 1985”, continua.

William Soares dos Santos é um escritor e professor carioca (UFRJ) nascido em 1972. Dentre os seus trabalhos literários se destacam os livros de poesias “Rarefeito” (Ibis Libris, 2015), “Poemas da meia-noite (e do meio-dia)” (Editora Moinhos, 2017), “Raro - poemas de Eros” (Editora Urutau, 2018), “Três Sóis” (Editora Patuá, 2019) e o livro de contos “Um Amor” (Ibis Libris, 2016). Traduziu o romance “A Cidade do vento” da escritora italiana ganhadora do Prêmio Nobel, Grazia Deledda (publicado em 2019 pela Editora Moinhos). William foi ganhador do Prêmio PEN Clube do Brasil de 2018 e finalista do 3º Prêmio Rio de Literatura 2018 com o livro “Poemas da meia-noite (e do meio-dia)”. O livro “Memórias de um triste futuro”, torna-se o seu último trabalho publicado. O livro está à venda por R$ 40,00 pelo site da editora (www.editorapatua.com.br/produto/114227/memorias-de-um-triste-futuro-de-william-soares-dos-santos).

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros