Home » , , , , , , , » Primeiro livro de poesias da escritora Maria Mortatti será lançado este mês em São Paulo

Primeiro livro de poesias da escritora Maria Mortatti será lançado este mês em São Paulo

Por: J. B. Novare Em: 01/05/2019

Breviário Amoroso de Sóror Beatriz é o primeiro livro de poesia da escritora paulista Maria Mortatti que reúne escritos poéticos guardados há várias décadas, com anotações da rotina religiosa registradas nas páginas dos diários de Sóror Beatriz. O livro é uma edição da Editora Patuá com 76 páginas e será lançado no dia 18 de maio de 2019 em São Paulo (SP). O evento acontecerá na Patuscada - Livraria, Bar & Café (Rua Luís Murat, 40 - Vila Madalena) a partir das 19 horas, com entrada gratuita. Os exemplares da obra já estão disponíveis para venda pelo site da editora.

“Em Breviário Amoroso de Sóror Beatriz estão reunidos poemas escritos entre 1976 e 1993, por uma mulher que renunciou à vida comum para se dedicar à vida monástica. Dispersos entre anotações da rotina religiosa registradas nas páginas de seus diários - localizados há alguns anos no convento em que ela viveu reclusa até a morte -, os poemas reunidos neste livro, ao mesmo tempo em que evocam o ritual silencioso de recitação da liturgia do ofício divino, possibilitam entrever os profanos mistérios gozosos, dolorosos e gloriosos da vida íntima da fiel esposa de Cristo, transitando entre a submissão e a transgressão, a devoção e a heresia. Através das frestas do hábito, os poemas de Sóror Beatriz devassam a humana condição feminina.”

Maria Mortatti nasceu em 1954 na cidade de Araraquara/SP, onde estudou até a graduação em Letras. Atuou como professora de língua portuguesa e literatura no ensino fundamental e médio. É mestre e doutora em Educação e Professora Titular e pesquisadora na Universidade Estadual Paulista - Unesp, campus de Marília. É Presidente Emérita da Associação Brasileira de Alfabetização – ABAlf. Além de contribuir para a formação de milhares de professores e dezenas de pesquisadores, publicou livros, capítulos e artigos científicos sobre alfabetização, ensino de língua e literatura e recebeu o Prêmio Jabuti - Educação em 2012. Os dois livros mais recentes são: Entre a literatura e o ensino: a formação do leitor” (2018) e Métodos de alfabetização no Brasil: uma história concisa” (2019), ambos pela Editora Unesp. Há mais de quatro décadas, escreve também textos literários, como os reunidos nesse livro de estreia como poeta.

Os exemplares do livro Breviário Amoroso de Sóror Beatriz estarão à venda por R$ 40,00 (pagamentos em dinheiro e cartões de débito e crédito) no dia do lançamento, e os leitores, de qualquer cidade do país, que realizarem a compra antes do evento receberão posteriormente os exemplares autografados. Pelo site da editora (https://www.editorapatua.com.br/) a obra está pelo mesmo valor.

Confira abaixo o trecho de um dos poemas que consta na quarta-capa do livro:

[...]
Não sei se é poesia ou víscera 
isso que mostro.
Sei apenas que, do lado de dentro,
alguma coisa cresce e remexe
como lava no vulcão.
Eu simplesmente cedo
ao impulso de parir palavras,
apará-las em trapos de papel
e soltá-las na vida
com um sopro de alívio.
[...]

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros