Home » , , , , , , , , , , » Autores fluminenses publicam livro com história da Força Expedicionária Brasileira e do Batalhão de Saúde de Valença - RJ

Autores fluminenses publicam livro com história da Força Expedicionária Brasileira e do Batalhão de Saúde de Valença - RJ

Por: J. B. Novare Em: 26/05/2017

Para preservar a memória da Força Expedicionária Brasileira - FEB, em especial dos expedicionários do Batalhão de Saúde formado em Valença - RJ, os autores fluminenses Raimundo César de Oliveira Mattos e Elen Cristiane Guida Vasconcellos, lançam no próximo dia 3 de junho a obra “A FEB Por Ela Mesma - A Voz dos Expedicionários”. O livro foi publicado pela Interagir Editora e será lançado na V Feira Literária de Valença – FLIVA (Praça Visconde do Rio Preto - Jardim de Cima) a partir das 16 horas.

O livro consta de três capítulos iniciais com o histórico da entrada do Brasil na II Guerra Mundial, a formação do Batalhão de Saúde em Valença e o histórico da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil - seção Valença. Também traz depoimentos de expedicionários, relação dos que participaram do conflito neste batalhão e em outros e que eram membros da Associação, além de imagens, cartas enviadas por expedicionários e outras informações.

“A FEB Por Ela Mesma – A Voz Dos Expedicionários” surgiu da compreensão que era necessária a preservação da memória da Força Expedicionária Brasileira, em especial daqueles expedicionários que fizeram parte do Batalhão de Saúde, formado na cidade de Valença, no Rio de Janeiro. Dos quais muitos deles já faleceram, mas que deixaram depoimentos a respeito de suas atuações nos campos da Itália, dos quais constam no livro.

Historiadores, pesquisadores, e interessados na História da participação do Brasil na II Guerra Mundial em geral, podem adquirir a obra no dia do lançamento, também no site da editora e na sede da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil – seção Valença, por R$ 35,00. O livro contém cerca de 150 páginas e está disponível apenas no formato físico.

Raimundo César de Oliveira Mattos mora em Valença, no Rio de Janeiro. É professor de História e pesquisador com mestrado em História Social pela Universidade Severino Sombra de Vassouras e doutorado em História Política pela UERJ. É membro da Academia Valenciana de Letras e professor universitário pelo Centro de Ensino Superior de Valença (CESVA). Já publicou quatro obras: uma de poesias, duas de literatura infanto-juvenil e uma sobre a História de Valença. O último também foi publicado pela Interagir Editora, constando de pequenos artigos sobre fatos, pessoas e locais da cidade de Valença, sob o título “Valença Em Histórias – Pessoas, Fatos e Locais da Princesa da Serra”.

Elen Cristiane Guida Vasconcellos também mora em Valença - RJ. É graduada em História e em Direito pelo CESVA, Pós-graduada em Direito administrativo pela FIJ, e atua como secretária da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil – seção Valença, onde realiza atividades em prol da preservação da memória da Força Expedicionária Brasileira.

Além do lançamento na V Feira Literária de Valença - FLIVA, que tem como tema a II Guerra Mundial, os autores contam com o convite para participarem das comemorações de aniversário da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) - Brigada Fornovo Di Taro, em Caçapava - SP, no fim do mês de Junho. O evento ainda não tem data definida. Também contam com um convite para tarde de autógrafos na Associação dos Ex-combatentes do Brasil – Seção Valença/RJ com data ainda a ser agendada.

2 Comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. uito bom saber que pessoas talentosas buscam a preservação da história de um país de lutas...que estão ficando esquecidas. Parabéns!!!

    ResponderExcluir

pesquisar

Nossos Parceiros