Home » , , , , , » Livro premiado narra a saga de família marroquina radicada em Manaus durante o Ciclo da Borracha

Livro premiado narra a saga de família marroquina radicada em Manaus durante o Ciclo da Borracha

Por: Bookeiro Publish Em: 11/05/2021

Em 2020, a escritora manuara Myriam Scotti foi a vencedora do Prêmio Literário Cidade de Manaus, na categoria romance regional. “Terra úmida” é o título desse livro premiado, que agora está sendo publicado pela editora Penalux com 268 páginas. A obra é um romance ímpar e comovente, construído com muita delicadeza nas narrações de Abner, um dos filhos, e de Syme, a mãe.

“Esse título foi escolhido por representar o clima amazônico”, diz a escritora à nossa assessoria. E completa: “Também foi escolhido por causa da personagem Syme. Vejo ela como uma criatura úmida, caudalosa, fértil, tanto quanto a terra que ela vai viver”.

Syme e Abner, outro personagem central do livro, fazem parte de uma família de judeus que saíram de Marrocos para se estabelecer no Amazonas no início do século passado, tendo em vista a promessa de prosperidade emanada pelo Ciclo da Borracha. Ao compor o percurso desses marroquinos, Myriam Scotti brinda o leitor com personagens cujas fronteiras psíquicas se movem ante o desconhecido.

“Além da reflexão sobre as relações familiares”, adianta a escritora, “quis trazer para a minha história a possibilidade de misturas de culturas, costumes e paisagens. E provocar alguns questionamentos mais profundos sobre deslocamento cultural e influências locais. Afinal, o que o desenraizamento pode provocar em nossa personalidade e relações?”

Anita Deak, autora que assina o texto de orelha do livro, diz que a autora “planta a terra úmida amazônica em cada personagem, e ela se infiltra lentamente em suas expectativas e dores, pressionando suas paisagens internas”. Destaca ainda a destreza narrativa de Myriam Scotti: “Ela tece as memórias de Abner e Syme num movimento pujante e fluido que enreda o leitor até a última página. Cabe destacar a maneira brilhante com que foi construída a tensão no círculo familiar, que resvala para questões fundamentais entre o feminino e o masculino”. Por fim, Anita antecipa o que o leitor encontrará neste romance: “Vai se deparar com cenários exuberantes, sentirá os cheiros do Marrocos e da Amazônia, mas perceberá em tudo isso o peso da ancestralidade a se erguer sobre todos os espaços. Como disse a escritora italiana Natalia Ginzburg, que tão bem escreveu sobre as questões familiares, o destino transcorre na alternância de esperanças e nostalgias. É uma reflexão que cabe também a esta bela obra que você tem em mãos”, finaliza.

Myriam acredita que seu livro também traz como contribuição um olhar para regiões e culturas ainda pouco exploradas no cenário literário. “Para além disso”, acrescenta a autora, “é uma história que trata, sobretudo, de questões humanas fundamentais e atemporais”.


Myriam Scotti, nascida em Manaus, em 1981, é escritora, poeta e mestranda em literatura e crítica literária pela PUC-SP. O seu livro “Terra úmida,” já se encontra disponível por R$45,00 pela loja online da editora pelo link www.editorapenalux.com.br/loja/terra-umida.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar