Especialista em Educação inclusiva, educadora, palestrante, escritora e poeta maranhense, Sharlene Serra, está conquistando uma carreira consistente na literatura, mediante um olhar social e transformador. Como escritora, possui como trabalho pioneiro a coleção “Incluir”, a qual é composta por 5 títulos iniciais, que abordam sobre a inclusão das pessoas com deficiência, apresentando nas histórias um convite a inúmeras aprendizagens.
É dessa forma, lúdica e poética, que a autora descreve a “COLEÇÃO INCLUIR”, que passou a ser fonte inesgotável do aprendizado das convivências. Onde reconhecer o outro, exercitar a empatia, o respeito às diferenças e nos valores morais, com objetivo de conscientizar e humanizar toda a sociedade, trabalhando através da literatura, a inclusão.
A literatura da escritora Sharlene Serra tem um olhar social e transformador, e além da coleção “Incluir” ela nos apresenta outro aspecto importante, que precisa ser abordado, o tema sobre abuso infantil, que consta no livro “Diário Mágico - um segredo para contar”, e serve como uma ferramenta de proteção às crianças. O livro faz referência também a um ‘diário’, como forma de resgate das memórias, da história e da escrita. E no final da obra, ela traz uma lista dos órgãos responsáveis para a efetivação de denúncias de violências contra abusos infantis.
Sharlene Serra é membro da APB - Academia Poética Brasileira de Curitiba, vice-presidente da Associação de jornalista e escritoras do Brasil-MA, membro da União Brasileira de Escritores e da Associação de Cultura Latina. A autora já esteve nas Bienais do Livro do Ceará e Pernambuco, e São Paulo, recebeu menção de aplausos sendo inspiradora para o Dia Municipal da Literatura Inclusiva, além de participações em várias antologias. Seus livros estão espalhados em escolas particulares de São Luís e de outros Estados.
Sharlene foi uma das 25 homenageadas pela biblioteca Pública Benedito Leite. Recebeu o certificado de reconhecimento pela OAB pela sua atuação na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes, além do certificado de homenagem “Amiga da Leitura Maria Firmina dos Reis”, através da rede de Bibliotecas Comunitárias, Ilha Literária, pelo reconhecimento da sua atuação em prol da literatura infanto-juvenil. Também foi homenageada com o prêmio Estrela Literária Recife-PE em 2018. Em 2019, em Búzios, recebeu o prêmio Monteiro Lobato, na categoria “Melhor Livro de Inclusão”. Foi a escritora homenageada da FLICT (Feira de Livro de Caxias-MA) e já teve seus livros mencionados em rede nacional no programa da Fátima Bernardes.
Lançou em 2019, pela editora Penalux, o livro “Espelhos de Eva”, que aborda o universo feminino. Em 2020 teve participações nas antologias, selecionada pela Editora Trevo, E-book enluaradas Mulherio das Letras, prêmio Literart Melhor prosa poética, entre outros.
Sobre planos, Sharlene Serra entrará em 2021 no mercado digital com novas histórias em e-books, além de livros impressos voltados para literatura infantil e outro sobre poemas autorais. Ela nos diz: “Escrevo o que vejo, ouço ou vivencio em mim ou nos outros. A minha escrita pulsa”.
Confira a seguir um poema da autora, em homenagem a todas as mulheres:
MULTIPLICIDADE DA MULHERMulher gera
É produtiva
Acerta, erra... É produtiva
Mulher na delicadeza da Fera!
É medicinal,
terra fértil
se empodera,
É guerra, luta!
vitória
óvulo eclode,
ventre transforma,
explode
Está viva, dentro tem vida
Mulher se multiplica,
Triplica
Não brinca, bipolariza
Vira Águia,
leoa, uma por vez,
Ou os dois juntos, talvez...
O nascer lágrima vira riso
Mulher se rasga
E se transforma
Em choro-luz.