Home » , , , , » Resenha: Aquele mês de abril - Goimar Dantas

Resenha: Aquele mês de abril - Goimar Dantas

Por: Vanessa Cardoso Em: 14/01/2020

Livro: Aquele mês de abril
Autora: Goimar Dantas
Ano: 2018
Páginas: 164
Gênero: Romance
Editora: Penalux
Classificação: 5/5 estrelas
Comprar: Ir para loja

Sobre a autora: Goimar Dantas é jornalista, roteirista, escritora e mestra em Comunicação e Letras. Em 2011, foi finalista do prêmio Jabuti com a biografia “Cortez - A saga de um sonhador” (Cortez Editora), em coautoria com Teresa Sales. É autora de obras de diversos gêneros, como o livro-reportagem “Rotas literárias de São Paulo” (Editora Senac São Paulo, 2014); “veias e versos” (poesia, Editora Penalux, 2016); “A arte de criar leitores - reflexões e dicas para meditação eficaz” (Editora Senac São Paulo, 2019); além de livros infantujuvenis. Ministra palestra e saraus, sempre abordando temas ligados à literatura e à escrita. “Aquele mês de Abril” é seu primeiro romance.

Sinopse: O triângulo amoroso, tema clássico da literatura universal, é revisitado em “Aquele mês de Abril” sob ótica inusitada. Embora ambientado nos dias atuais, na cidade de São Paulo, o romance é alinhavado por cinco telas do pintor José Ferraz de Almeida Júnior (1850-1899), ícone das artes plásticas do séc. 19 e objeto de estudo de uma das protagonistas. Com o alcançar do enredo, fica claro que a figura emblemática do pintor vai se impondo nas linhas e entrelinhas da história de maneira cada vez mais intensa, pulsante e, por fim, assustadora. Os protagonistas estão imersos na densa mistura de amor, ciúme, traição, insegurança e obsessão, resultando em uma trama que mescla pinceladas vigorosas de beleza e drama. Em meio a elas, as telas de Almeida Júnior são como bússolas a nortear cenas, intenções e ações dos personagens. Um diálogo potente entre literatura e pintura, moldado por prosa poética e força imagética, capazes de conduzir os leitores a uma viagem que atravessa os séculos - tal qual a força dos grandes amores.

Resumo: O livro conta a história de Ana, uma amante da arte e especialista na análise das obras de José Ferraz de Almeida Júnior, com uma vida corrida e um casamento monótono ela conhece Helena, uma jornalista que frequentava um curso no qual Ana ministrava. As duas começam a se aproximar e com isso percebem que os sentimentos de ambas vai além do amor entre amigas. Com a aproximação, o amor foi ficando cada vez mais forte, ao ponto de se declararem e iniciarem um romance proibido. Mas com todos os encontros e mensagens românticas, Theo, marido de Helena, desconfia de seu comportamento e resolve descobrir o que está havendo. O que acontece quando Theo souber do romance das duas? E o marido de Ana, o que vai fazer quando descobrir as traições da esposa?

Opinião: O livro é constituído por capítulos onde se tem como título obras de Almeida Júnior, onde a análise se enquadra perfeitamente com o decorrer de cada capítulo. A história é envolvente, interessante e cheia de tensão, reviravoltas e com um final improvável, onde pode deixar o leitor impressionado. Indicado para todos os que gostam de um romance moderno e nem um pouco clichê.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros