Home » , , , , , » Escritor Kleber Bordinhão lança primeiro livro de crônicas publicadas em jornal ponta-grossense

Escritor Kleber Bordinhão lança primeiro livro de crônicas publicadas em jornal ponta-grossense

Por: J. B. Novare Em: 24/01/2020

Publicado recentemente pela Editora Penalux, a obra “Por extenso” torna-se o mais novo livro do escritor paranaense Kleber Bordinhão, e consequentemente o primeiro na categoria “prosa”. Com 138 páginas, o livro reúne diversas crônicas do autor, publicadas entre 2018 e 2019 no jornal ponta-grossense Diário dos Campos. O seu lançamento ocorreu em dezembro de 2019 na cidade de Ponta Grossa (PR) e os exemplares encontram-se disponíveis pelo site da editora.

“Tradicionalmente, uma das muitas qualidades cultivadas pela crônica […] é o seu funcionamento leve, ao modo de uma conversa ritmada pelos risos cúmplices e confidentes, aspecto que Kleber Bordinhão alcança ao longo de todo o volume”, escreve o escritor Marco Aurélio de Souza.

“Sem se restringir à memória, o autor evidentemente abusa dela e de suas artimanhas construindo, junto de uma coletânea de crônicas, o que poderíamos chamar de um fragmentário romance de formação: de sua filiação realista desde as primeiras leituras [...] às bibliotecas que lhe marcaram ao longo da vida, passando por suas experiências com a série Vaga-lume e chegando ainda aos episódios inglórios da vida de escritor independente no país do futebol. O recurso à memória permite ao leitor compreender melhor como se formou o poeta, quer dizer, em que forja foi lapidada a sua sensibilidade para aquilo que passa despercebido aos olhos da maioria”, enfatiza Marco Aurélio.

Kleber Bordinhão nasceu em Ponta Grossa (PR). É autor dos livros: “distâncias do mínimo” (TodaPalavra, 2010), “Ano Neon”; (Estúdio Texto, 2013) e “Fictícias” (Estúdio Texto, 2014), “Carta aos Cortes” (Penalux, 2018), “Sentir é Sucinto” (Penalux, 2018). Foi premiado em concursos nacionais e regionais de poesia, participando também como avaliador. Destaque para o segundo lugar no concurso nacional TOC 140 – Poesia no Twitter, realizado pela Festa Literária Internacional de Pernambuco em 2011. É o autor da exposição de Haicais “máximas do mínimo” em parceria com o SESC-PR (2011). O seu livro anterior, “Sentir é Sucinto”, é uma coletânea de haicais publicados em seus quatro livros anteriores. A obra “Por extenso” está à venda por R$ 38,00 pelo link www.editorapenalux.com.br/loja/por-extenso.

Possui vários poemas musicados, entre eles “Ode ao Ade”, premiado como melhor música da etapa regional do 26º Festival Universitário da Canção (2013), conquistando também o terceiro lugar da etapa nacional. Participou de 3 edições da Semana Literária do SESC-PR (2015, 2018 e 2019), ministrando oficinas e participando de mesas.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros