Home » , , , , , , , » Primeiro livro de Carolina Cavalcanti Pedrosa reúne dezenas de resenhas com reflexões sobre uma série de filmes

Primeiro livro de Carolina Cavalcanti Pedrosa reúne dezenas de resenhas com reflexões sobre uma série de filmes

Por: J. B. Novare Em: 05/03/2019

Aliando duas paixões, a literatura e o cinema, a escritora curitibana Carolina Cavalcanti Pedrosa decidiu escrever um livro de crônicas, onde faz uma seleção de resenhas com opiniões sobre dezenas de filmes escolhidos minuciosamente por ela a partir de alguns temas. Nos textos, a autora fala de cinema e traz reflexões sobre a vida, e muitas vezes, de forma poética. A obra está sendo lançada pela Chiado Books sob o título “Cartas aos Cinéfilos: Crônicas de Cinema”, teve seu lançamento em janeiro em Curitiba (PR) e deve ser reapresentada no Festival Viva Cultura, da Livraria Cultura, também em Curitiba, no dia 6 de abril.

O livro não trata apenas de resenhas, pois estas estão aos montes por aí. Com uma forma inovadora, a autora busca pinçar de alguns filmes lições universais que pudesse ser utilizadas em sua vida e na vida dos leitores, independentemente destes terem assistido ao filme ou não. Partindo desta premissa, ela busca realçar sentimentos, pensamentos e ações que transformaram a vida dos personagens e têm a possibilidade de transformar a vida de qualquer pessoa, não importando quem seja ou qual sua realidade. “Gosto de misturar cinema, literatura, poesia e reflexões em meus textos, e no livro não é diferente. Além de tudo, é um guia com 90 filmes imperdíveis”, diz Carolina.

Além da apresentação do livro do dia 6 de abril, onde Carolina estará conversando com o público e autografando o livro, a autora estará nesta sexta-feira, dia 8 de março, em uma entrevista na Rádio Nova Paraná FM, falando do seu livro, cinema e representatividade feminina nos filmes e na literatura, com transmissão ao vivo pelo Facebook. Outros eventos com a participação da autora estão previstos ainda para esse primeiro semestre, e que serão divulgados em breve.

O livro surgiu enquanto Carolina estava dando um tempo na carreira jurídica e fazendo alguns cursos de autoconhecimento. Em um deles, o professor fazia indicações de filmes, e ela como sempre fascinada por cinema, resolveu escrever sobre eles. Porém, pela sua visão, a partir de alguns temas, fazendo reflexões e não apenas resenhas. “Gostei, mostrei para uma amiga que me incentivou, e três meses depois tinha 90 resenhas de um catálogo de filmes escolhidos a dedo, todos que eu gosto muito e recomendo sem medo. Além de reflexões sobre diversos temas, sendo ao final um livro de crônicas que pode ser lido por quem tenha visto os filmes ou não”, revela. Esse é o seu primeiro livro, mas que logo espera ainda publicar muitos outros.


Carolina Cavalcanti Pedrosa é curitibana, formada em Direito, e foi em um momento de pausa na carreira jurídica que se redescobriu como escritora. Nesse meio tempo voltou a escrever e começou a publicar seus escritos no Instagram (@cartasdecarolina) e depois e seu blog (www.carolinacavalcantipedrosa.com.br) e Facebook (@cartasdecarolina). Escreveu o livro “Cartas aos Cinéfilos: Crônicas de Cinema” no meio tempo, e já está trabalhando em outro, bem como escrevendo para os blogs @eaiguria, @sensationsoficial, @asomadetodososafete em breve para @osegredooficial. “Não consigo mais me imaginar longe das palavras, da escrita”, diz a escritora.

“Cartas aos Cinéfilos: Crônicas de Cinema” possui 216 páginas e custa em média cerca de R$ 43,00 o impresso, e o e-book R$ 9,00, pela Livraria da Vila, em Curitiba, e na Livraria Cultura. Além de ser encontrado também nos sites da Chiado Books, Livraria Cultura, Amazon e Saraiva. “Espero que quem leia possa ter um momento de reflexão, de felicidade e, quem sabe, até se anime a assistir (ou a assistir com novos olhos) os filmes propostos”, ressalta Carolina.

1 Comentários:

pesquisar

Nossos Parceiros