Home » , , , , , , , » Paulistano Cauê Monteiro lança primeiro livro com poemas que refletem amores e amizades abandonadas

Paulistano Cauê Monteiro lança primeiro livro com poemas que refletem amores e amizades abandonadas

Por: J. B. Novare Em: 14/09/2018

O jovem paulistano Cauê Monteiro acaba de lançar o seu primeiro livro. A obra traz o título “Perfume Amarelo” e faz uma referência aos relacionamentos líquidos (amizades e amores que se tornam abandonados) por meio de textos poéticos que refletem esses momentos que se passam em nossas vidas. Com 64 páginas, o livro foi publicado pela Editora Trevo e o seu lançamento ocorreu na Casa das Rosas, nesta última quarta-feira (12) na capital paulista. Os exemplares da obra estão disponíveis no site da editora.

“Perfume Amarelo” é o produto do processo que leva o autor a debater sobre essas questões de relacionamentos líquidos, amizades e amores construídos para serem abandonados. “O efêmero chega ao seu auge, e é tudo tão líquido que chega a ser pulverizado, como o borrifar de um perfume. Apesar disso, existe sim um pequeno prazer nesse pequeno presente (amarelo)”, enfatiza o autor. “Toda essa problemática se reflete no aspecto formal inconstante e irregular, fora da norma padrão e com rimas pobres claramente forçadas. O estranhamento é uma ferramenta crítica para desnaturalizar essa efemeridade”, conclui.

O processo de escrita do livro foi muito marcado pela errância. Cauê estava fazendo o Curso Livre de Preparação do Escritor, da Casa das Rosas, e conforme se aprofundava na poesia, a necessidade de escrever estava crescendo. E um dia resolveu digitalizar os textos soltos e percebeu que a maioria deles formavam um tema central, qual é uma questão que lhe aflige muito: relacionamentos líquidos. “Fui dando forma para os poemas seguirem esse caminho e cortando os que fugiam dessa problemática, até que os textos soltos viraram um livro”, diz.

Com o auxílio do colega Yago Matheus, o autor criou alguns vídeo-poemas do livro e os publicou no YouTube (https://youtu.be/W5xDZZYhoUI, https://youtu.be/IkvL3JEUgPA). O seu livro “Perfume Amarelo” custa R$ 36,00 pelo site da Editora Trevo (clique aqui), com frete fixo já incluso.

Cauê Vinicius dos Santos Monteiro tem 20 anos, nasceu e vive em São Paulo/SP. Estuda Produção Audiovisual, e pretende ainda fazer Artes Visuais, no próximo ano. Já publicou textos em algumas revistas online, como a Subversa e a Philos. E atualmente, está escrevendo o seu segundo livro, “Cartilha Para Fantasma”.

Confira o trecho de um dos poemas contidos na obra: “momento compartilhado é nosso segredo; tesão existe porque você faz existir; contato visual é flamejante; dentífrico é sua língua; duro feito osso; sua mão; você; pena que amanhã a gente nem vai se falar mais”.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros