Home » , , , , , » Livro “Ponte” é o novo lançamento da poeta paulista Lucila de Jesus

Livro “Ponte” é o novo lançamento da poeta paulista Lucila de Jesus

Por: J. B. Novare Em: 24/05/2018

Com poemas escritos em um período de quase dez anos, a obra “Ponte” é o mais novo livro da escritora paulista Lucila de Jesus. A obra é um livro de poesias publicado pela Editora Patuá e teve o seu primeiro lançamento no último dia 9 de maio em São Paulo/SP. Os exemplares estão à venda por R$ 38,00 pelo site da editora.

“Os poemas de Lucila lembram canções de ninar, pelo cuidado silencioso, doce, de quem se desvela, segura a mão do leitor e espera delicadamente por respostas amorosas, na mesma medida da entrega. Por isso ponte que estende a voz até a margem do outro. Opondo-se ao espetáculo ruidoso, os poemas fabricam uma concentrada atenção que vira forma - um olhar tão próximo, íntimo. Solidão e companhia, ambas caminhando, fortes, lado a lado: uma abraça a outra”, escreve a professora Viviana Bosi, que assina a orelha do livro.

“Sempre escrevi diários e pequenas anotações ao longo do dia. Assim fui criando o hábito de escrever as coisas que estavam difíceis de elaborar, usando a escrita como forma de atravessamento. O livro Ponte reúne alguns escritos entre 2008 e 2017”, diz a autora.

Lucila de Jesus Mello Gonçalves nasceu e mora em São Paulo/SP. É Psicóloga, Psicanalista, e doutoranda em Psicologia Social na USP. Também dá aulas no curso sobre Winnicott no Instituto Sedes Sapientiae. Trabalha com os povos indígenas desde 2004 e atualmente estuda os sonhos em uma comunidade indígena. Publicou a pesquisa de mestrado “Na Fronteira - Das Relações de Cuidado Em Saúde Indígena” pela Editora Annablume/FAPESP, em 2011.

A autora já havia publicado antes um livro de poesias com edição artesanal de 100 exemplares, em 2012. Na ocasião em que participou de uma leitura poética na Casa das Rosas, em São Paulo. A edição da obra acabou rápido e alguns desses poemas estão no livro “Ponte”.

“Não pensava em publicar, mas algumas pessoas que leram deram depoimentos muito emocionantes: ‘Ah, voltei para terapia por causa do seu livro’; ou  ‘terminei o namoro e esse poema me ajudou muito, é exatamente o que sinto’. Então decidi publicar o livro. É uma alegria quando as palavras podem ressoar com profundidade em outras pessoas”, revela a poeta.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros