Home » , , , , » Resenha: 11 de Março - João Paulo Hergesel

Resenha: 11 de Março - João Paulo Hergesel

Por: Vanessa Cardoso Em: 25/05/2018

Livro: 11 de Março
Autor: João Paulo Hergesel
Editora: Penalux
Ano: 2015
Páginas: 90
Gênero: Contos brasileiros
Classificação: 4\5 estrelas
Comprar: Ir para loja

Sobre o autor: João Paulo Lopes de Meira Hergesel nasceu em Sorocaba, interior de São Paulo, em 19992. Venceu mais de 60 concursos literários, destacando o prêmio SESC-DF Monteiro Lobato de contos infantis, o Prêmio Ganymedes José de literatura infantil, o concioneiro poético e o Mapa Cultural Paulista. É um escritor voltado para a literatura infantojuvenil.

Sinopse: A coleção de contos de João Paulo Hergesel foge das limitações da estética literária, do lugar comum, do belo; o intuito do escritor é construir com sua arte um meio de canalização da dor, das tragédias, das mazelas. Neste sentido, não há preocupação com o agrado acadêmico ou com a aceitação, pelo contrário, o título escolhido “11 de Março” é conhecido como “Dia Internacional das Vítimas de Terrorismo”. A data escolhida, também é um marco de outros acontecimentos trágicos, como um massacre acontecido no sudoeste da Alemanha. Com o título incomum, o escritor contextualiza sua obra fora da padronização do politicamente correto, seus contos são duros, assim como a realidade caótica que justificam estas narrativas, colocando inevitavelmente o livro como relator de fatos.

Resumo: O livro é composto por contos que tem como seu foco principal a tragédia. Onde contam histórias do nosso cotidiano como relação entre professor e aluno, acidente nas férias da família, a dificuldade dos jovens em lidar com os hormônios, sofrimento de animais, entre outros contos.

Conclusão: 11 de Março mostra a realidade da nossa sociedade e os verdadeiros problemas que existem nela. O livro nos faz lembrar que a vida não é só um “feliz para sempre” e que na maioria das vezes a tragédia e a morte são os contadores das histórias.

0 Comentários:

Postar um comentário

Pesquisar