Home » , , , , , , , » Textos poéticos do carioca Thiago Scarlata, predominam o tempo em seu livro de estreia

Textos poéticos do carioca Thiago Scarlata, predominam o tempo em seu livro de estreia

Por: J. B. Novare Em: 14/03/2018

“Quando Não Olhamos O Relógio, Ele Faz O Que Quer Com O Tempo”, lançado em 2017 no Rio de Janeiro/RJ, é um livro de poesias e o primeiro publicado do poeta carioca Thiago Scarlata. O livro é uma publicação da Editora Multifoco, sob o selo Luminária Academia, com 67 páginas. Os textos da obra são uma confraternização de versos que, de tanto a dizer, falam por si. Esse é o livro de estreia do autor, e que já está trabalhando no seu segundo livro de poesias.

O início desta obra apresenta uma forte carga de um humor crítico e seu abre-alas dá o tom profético com os versos “o mundo estava chato/então Colombo arredondou”, e discorre desde uma analogia brilhante entre pescador e peixe, passando por um apanhado de estrofes enumeradas onde cada uma nos desvela coisas que só um poeta de olhar aguçado e comicidade refinada, como o mestre homenageado Mário Quintana, consegue notar e compor. É um livro essencialmente urbano. A presença implacável do Tempo, levita sobre cada verso e afeta quem lê de uma maneira inquietante, pondo-os diante do espelho da degradante condição humana.

“Encontramos a subversão do cômico a partir de seu elemento oposto, em que, contra toda sentimentalidade e conformismo, encontramos um texto que explode em significados vastos e contraditórios, o que é triste, macabro e sombrio renasce na força potencial do cômico, no seu devir de vida, o parto. Morte e vida se mesclam, formando o paradoxo inaugural da poesia. Portanto, nesse livro original, que quebra com os parâmetros socialmente aceitos, temos um poeta-mestre, que faz de sua poesia o lugar do não-lugar, que ultrapassa o tempo, a memória, com o degredo de todas as concepções fechadas. E é a partir do questionamento do humor, que o poeta aqui em questão revela sua face mais sólida, não deixando a liquidez das águas afundar o que ele tem de mais visceral, que é seu canto poético traduzido em filosofia e reflexão. Um poeta que vai deixar marcas na nossa poesia nacional”, cita Alexandra Veira de Almeida (Doutora em Literatura Comparada/UERJ) sobre o livro.

Thiago Scarlata é poeta, músico e escritor. Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, e mantém um blog literário no qual publica resenhas, poemas e textos (Blog Literário Croqui). O autor já teve poemas seus traduzidos para o espanhol, e publicados em antologias, revistas (Gueto, Escamandro, Mallarmagens, Monolito, Janelas Em Rotação, Poesia Brasileira Hoje, Poesia Avulsa, MOTUS, Jornal RelevO e Literatura&Fechadura) e em blogs literários. Foi finalista do Prêmio Sesc de Literatura entre outros e vencedor do Concurso Motus – Movimento Literário Digital 2017.

“Quando Não Olhamos O Relógio, Ele Faz O Que Quer Com O Tempo” é um livro que levou um processo de quase dez anos para ser finalizado. Inicialmente Scarlata nem tinha ideia de que publicaria um livro de poesias. Ele escrevia poemas soltos e sem conexões entre si que valessem a publicação de uma obra. Em 2011 mandou um destes poemas para um concurso literário e conseguiu ser finalista, o que já era bem acima do que esperava. Guardou tudo na gaveta e esperou amadurecer. Anos depois retomou à escrita e a coisa foi tomando a forma de um livro. A obra custa R$ 31,50 e está disponível na loja online da editora (https://goo.gl/Qo3ARP).

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros