Home » , , , , , , , , , » 3º livro infantil da autora Marta Cocco é lançado hoje em Cuiabá

3º livro infantil da autora Marta Cocco é lançado hoje em Cuiabá

Por: J. B. Novare Em: 25/04/2017

“SaBichões”, terceiro livro infantil organizado pela autora Marta Cocco, será lançado nesta terça-feira (25), a partir das 19 horas no Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, s/n, Centro Sul), em Cuiabá (MT). O livro, sob a técnica literária dos haicais, destaca em 14 poemas as habilidades de animais como abelha, arara, borboleta, formiga, peixe, aranha, onça e outros. O lançamento do livro marca a abertura da Semana Sesc de Literatura.

A obra une a magia da poesia em capturar cenas da vida natural, aquilo que é, de certo modo, óbvio, combinando a parte verbal (poemas propriamente ditos) com a parte não verbal (ilustrações) que sugerem múltiplas possibilidades de leitura. O livro foi publicado pela Editora Tanta Tinta, conta com ilustrações da designer paulista Vanessa Prezoto e está à venda por R$ 35,00.

A autora afirma que se inspirou na memória da infância, quando teve um abundante contato com a natureza, e no jeito “bagunceiro de algumas crianças” que conhece. O livro leva em conta que “as crianças de hoje são inteligentes, gostam de poesia que as instigue a descobrir mais”, mas também é “para adultos que ainda mantêm viva a criança dentro de si”.

A técnica haicai é uma representação poética com origem no Japão (hai – brincadeira; cai – harmonia). São pequenos poemas, cerca de 3 versos, e objetiva apresentar, de modo conciso, uma cena da natureza, no presente, e de não colocar o ego do ser humano em evidência, como se fosse superior a outros seres da natureza.

No livro, cada poema fala de um animal, daquilo que eles sabem fazer, e assim sendo chamados de sabichões. Tudo acontece no intervalo de um dia, desde o despertar até a noite. “Na parte da manhã,  privilegiamos ações associadas ao trabalho, ao construir, ao preparar das refeições, depois o almoço, o escovar dos dentes, a hora da sesta. À tarde enfatizamos as brincadeiras, a liberdade, os movimentos, a hora de fazer caminhada (à tardinha), depois o jantar e, por fim, a noite, quando um dos animais faz o papel de vigia, procurando alinhavar, de alguma forma, as ações desses animais com alguns hábitos dos humanos”, destaca a autora. 

Marta Helena Cocco é natural de Pinhal Grande (RS), mas hoje reside em Tangará da Serra (MT). É escritora e professora de Literatura e pesquisadora na Universidade do Estado do Mato Grosso - Unemat, Campus de Tangará da Serra (MT) e membro da Academia Matogrossense de Letras (AML). Hoje possui 11 livros publicados, entre eles estão os infantis “Lé e o Elefante de Lata”, pela Editora Ideias, em 2013, e “Doce de Formiga”, pela Editora Tanta Tinta, em 2014.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros