Home » , , , , , , » Trio de historiadores lança livro nesta quinta no Rio de Janeiro

Trio de historiadores lança livro nesta quinta no Rio de Janeiro

Por: J. B. Novare Em: 08/03/2017

Será lançado nesta quinta-feira (09) o livro de Ciências Humanas “Lições do Tempo: Temas Em História e Historiografia do Brasil Republicano” dos pesquisadores universitários Luciene Carris, Vicente Saul M. dos Santos e Andréa Casa Nova Maia. A obra será apresentada aos estudantes, professores e interessados pela História do Brasil republicano a partir das 19 horas na Blooks Livraria, localizada na Praia do Botafogo no Rio de Janeiro (RJ).

“Lições do Tempo” é uma obra que auxilia numa melhor compreensão sobre o período entre 1889 a 1964, que se inicia com a Proclamação da República e se encerra com o Golpe Civil-Militar. O livro foi dividido em treze lições de História e Historiografia, que abrangem temas como: industrialização, coronelismo, sindicalismo, militares, revoltas urbanas, lutas por saúde e educação. Assim como movimentos messiânicos, nacionalistas e feministas, atravessados por dois fios condutores: a luta pela cidadania e justiça no Brasil.

A obra contém 262 páginas e foi publicado pela editora 7 Letras. A versão impressa já pode ser adquirida pelo site da editora (Clique aqui) e nas livrarias Travessa e Blooks Livraria.

“Sempre tive interesse pela História do Brasil, estudei o período em pesquisas anteriores. Assim, ano passado, recebi o convite da professora e amiga Andréa Casa Nova Maia, do departamento de História do IFCS/UFRJ, também estudiosa desse período, para colaborar nesse projeto, que foi patrocinado pelo Programa de Pós-graduação em História Social”, revela Luciene Carris.

O projeto do trio de autores recebeu influências de grandes professores, que contribuíram muito com os seus estudos nesse trabalho. Entre eles está José Murilo de Carvalho (estudos sobre a formação da cidadania no Brasil), Rachel Soihet (estudos de  gênero), Antônio Edmilson Martins Rodrigues (sobre história do Rio de Janeiro), Jorge Ferreira e Ângela de Castro Gomes (sobre o trabalhismo e o populismo).

Luciene, Vicente e Andréa
Luciene Carris é historiadora formada pela UERJ, possui doutorado na mesma instituição e estágio pós-doutorado pela FFLCH-USP. Atualmente, é pesquisadora do departamento de História da Puc-Rio, onde desenvolve uma pesquisa sobre a história do bairro Jardim Botânico, onde reside, na zona sul do Rio de Janeiro. Publicou dois livros individualmente e colaborou em duas obras coletivas. O último publicado foi em 2016 pela editora Alameda. O livro é resultado de uma pesquisa realizada para o estágio pós-doutorado realizado no Laboratório de Geografia Política da USP e se intitula “Intelectuais, Militares e Instituições na Configuração das Fronteiras Brasileiras”.

Vicente Saul Moreira dos Santos mora no Flamengo, na zona sul do Rio de Janeiro. É historiador pela UFRJ, com mestrado pela Fiocruz e doutorado pela FGV-RJ. Trabalhou em várias instituições para pesquisa de livros, filmes e exposições, lecionou em universidades privadas e foi pesquisador de dicionários de ciências sociais.

Andréa Casa Nova Maia é historiadora com mestrado pela UFMG e doutorado pela UFF. Leciona História do Brasil República na UFRJ. E já publicou outros livros anteriormente, como por exemplo, a obra “Encontros e Despedidas: História de Ferrovias e Ferro¬viários de Minas Gerais”. Hoje mora na Tijuca, na zona norte do Rio de Janeiro.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros

Publicidade/Livraria Parceira