“Das Pequenas Corrupções Cotidianas Que Nos Levam À Barbárie e Outros Contos” é o mais novo livro do autor carioca Rodrigo Novaes de Almeida, e publicado pela Editora Patuá. A obra é um livro de contos que possui 140 páginas e traz 20 narrativas viscerais e ácidas, onde o autor coloca em xeque as convicções do leitor. A obra terá o seu primeiro lançamento no próximo dia 19 de maio em São Paulo/SP a partir das 19 horas na Patuscada - Livraria, Bar e Café (Rua Luís Murat, 40 - Vila Madalena). A entrada será gratuita.
O livro expõe uma sociedade extremamente hipócrita, com suas corrupções cotidianas e seu moralismo tacanho, no limiar da barbárie. Algumas personagens aparecem em mais de um conto, às vezes de forma evidente, outras de modo vago, como se o autor convidasse o leitor para um puzzle. Mas a densidade dos temas, as muitas formas de violência a que estamos sujeitos naquilo que chamamos de civilização, não impede momentos de pura fruição poética do escritor, que domina o texto, seja no fluxo de pensamento das personagens, seja nos diálogos. O leitor se emocionará e também reconhecerá as personagens dessas páginas, pois elas estão em nossas cidades, ruas e lares.
Sobre o livro, Rodrigo destaca: “Vivemos tempos sombrios, no Brasil e no mundo, e fazer literatura é também uma forma de resistência. É o que me motiva. Esta obra expõe uma sociedade extremamente enferma, hipócrita, com suas corrupções cotidianas e seu moralismo tacanho, no limiar da barbárie. Suas personagens são, em sua maioria, pessoas comuns, cidadãos com vícios, traumas e interdições, ou assassinos pérfidos, imorais, abusadores de todos os tipos”.
Rodrigo Novaes de Almeida é carioca e reside há quatro anos em São Paulo/SP. É formado em Comunicação Social, e possui com pós-graduação em Publishing. Atualmente, atua como editor de conteúdo didático na Editora Ibep e tem passagens pelas editoras Apicuri, Saraiva e Somos Educação. Criou em novembro de 2016 a Revista Gueto (www.revistagueto.com/), portal de literatura que publica, divulga e lança escritores e poetas em língua portuguesa.
O primeiro livro publicado do autor foi em 2009, com o título “Rapsódias - Primeiras Histórias Breves”. O segundo e o terceiro livro vieram em 2012, “Carnebruta” (crônicas) e “A Construção da Paisagem”. “Das Pequenas Corrupções Cotidianas Que Nos Levam À Barbárie e Outros Contos” (Editora Patuá, 2018) é o seu quarto livro publicado e custa R$ 38,00 pelo site da editora (http://www.editorapatua.com.br/).