DESTAQUE

Dissertação vencedora do 19º prêmio FAPEMA 2024 é publicada em livro, celebrando legado de Josué Montello

Em uma conquista marcante para a pesquisa acadêmica e a literatura maranhense, a dissertação muito aguardada e agora adaptada em livro com o...

Autor português Luís Ene publica seu primeiro livro no Brasil pela Editora Penalux

Os textos do autor português Luís Nogueira (ou Luís Ene, como assina seus livros) chega ao Brasil, por meio da Editora Penalux, na obra “Às Vezes Acontece-Me Esquecer Quem Sou”. O livro reúne uma coletânea de minicontos mordazes e filosóficos, pela qual pretende o autor divertir e inquietar o leitor, colocando-o perante questões existenciais extremas. São 129 minicontos publicados sob a chancela do Microlux, selo da editora destinado ao gênero minimalista, que contempla as micronarrativas.

O livro evolui em torno de quatro temas essenciais nunca anunciados, mas que são retomados em cada uma das suas partes. : o ser; o amor; a escrita/leitura; e as transformações/metamorfoses. A obra possui cerca de 90 páginas e está por R$ 35,00 no site da editora (www.editorapenalux.com.br/loja/product_info.php?products_id=611).

No texto, de Fernando Cabrita, que completa uma das orelhas do livro, encontramos análise sobre sua produção literária: “Profundidade no estilo, profundidade na execução, profundidade no resultado. E tudo se aparentando afinal de fácil factura. É esta outra lição que nos dá a escrita de Luís: não há palavras pobres, não há palavras banais. Todas as palavras são enormes, pujantes de significação e sentido plúrimo. As acepções nascem, profundas, das palavras que parecem pertencer ao lado pobre da escrita. E com elas, bordadas no talento do autor, se constrói uma grande obra. Sobre tudo paira, como um deus, a concisão. Já o disse e volto a repetir: Luís Ene é um mestre da escrita minimalista”.

Luís Ene reside atualmente em Faro (Portugal), onde passou grande parte da sua infância e adolescência. Em 2002, foi vencedor da 1ª edição do concurso Novos Talentos com o romance A Justa Medida, publicado pela Porto Editora. No mesmo ano criou o blog Mil e Uma Pequenas Histórias, fazendo em simultâneo a sua entrada no mundo dos blogs e na arte da micronarrativa. Foi fundador e coeditor da Minguante, revista online de micronarrativas. Participou na criação de grupos de escritores no Algarve e em vários eventos de dinamização literária como o festival Poesia e Companhia, realizado em Faro em 2014. Tem lido os seus textos em público, acompanhado muitas vezes de músicos, sendo o seu projeto mais recente “A língua no ouvido”. 

“Nada é simples quando se trata de palavras. Quando se trata de palavras até a palavra simples é complicada”, diz o autor, que vem de uma trajetória literária construída sobre essa vertente minimalista.

Mais Notícias

Carregando mais notícias...

Mais Lidas