Home » , , , , , , , , » Autora carioca realiza sonho e lançará primeiro livro neste sábado (7) durante a XIX Bienal do Rio

Autora carioca realiza sonho e lançará primeiro livro neste sábado (7) durante a XIX Bienal do Rio

Por: J. B. Novare Em: 04/09/2019

O romance “Segue o Baile” é uma aposta da escritora carioca Vera Oliveira, que estreia no mundo da literatura com uma obra que leva o leitor a refletir sobre os diversos tipos de violências contra as mulheres em um relacionamento abusivo, e os desafios enfrentados por elas para livrar-se do medo e dos traumas. O livro é uma edição da Luva Editora com 104 páginas e será lançado às 12 horas deste sábado (7) no estande da Coesão Independente (Pavilhão Verde, Rua N, nº 110) durante a XIX Bienal Internacional do Livro do Rio (Riocentro: Av. Salvador Allende, 6.555 - Barra da Tijuca). No momento haverá distribuição de brindes exclusivos para os primeiros que chegarem, além de uma sessão de autógrafos (até as 13:30h).

Na Serra da Mantiqueira, anos 80, Lola passa a infância vivenciando as mais diversas situações de abusos. Dominada por suas lembranças dolorosas, a menina se fecha em um universo silencioso quando um acontecimento inesperado faz seu mundo desabar. Obrigada a lidar sozinha com os danos decorrentes das perdas e violências sofridas Lola precisará decidir, entre seguir o baile em busca da superação de suas feridas, ou viver refém dos traumas, presa em um relacionamento abusivo.

“Segue o Baile” é um projeto que surgiu em 2018, e publicar um livro sempre foi um sonho para Vera Oliveira, mas achava isso “algo muito difícil de se concretizar”. Mas mesmo assim, foi escrevendo aos poucos e, após um ano de trabalho, a história estava pronta. “O que me levou adiante foi a necessidade de construir uma narrativa que, por trás da história, mostrasse as diferentes faces dos abusos aos quais todos estamos expostos. Além disso, um dos objetivos da obra é propor uma reflexão sobre as diversas formas de violência contra a mulher”, revela.

“A história de Lola nos agarra praticamente desde a primeira página, apresentando uma protagonista que ‘come o pão que o diabo amassou’, mas, ao mesmo tempo, encontra forças para superar as maldades do mundo. O romance de Vera Oliveira faz uma denúncia, tão contundente quanto necessária, da sucessão de violências e abusos que pode sofrer uma mulher brasileira, e desde bem pequena. Por isso, este romance cumpre brilhantemente uma das mais importantes funções sociais da literatura”, comenta Gustavo Bernardo, professor de teoria da literatura na UERJ e autor de diversos romances.

Vera Oliveira é uma amante de literatura, viagens e natureza, nascida em 1974 no Rio de Janeiro. É Graduada e Mestre em Economia, e formada em Jornalismo. Trabalhou como Assistente de Pesquisa e foi professora universitária. Escreveu artigos acadêmicos publicados na Revista OSAL e os contos “Vida Invisível”, “O novo peso da nuvem” e “Aconteceu em Driftwood Beach”. Atualmente trabalha como Assessora de Comunicação e escreve seu segundo romance.

“Segue o Baile” é o seu primeiro livro publicado, custa R$ 25,00 (impresso) e os exemplares estararão disponíveis no dia do lançamento na Bienal, além de serem encomendados via contato no Instagram da autora (@veraoliv) ou pelo e-mail escritoraveraromano@gmail.com. Nessas duas últimas opções, o comprador receberá um exemplar autografado, brindes e uma dedicatória exclusiva. Mais informações sobre a obra estão no link https://segueolivro.wordpress.com/.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros