Home » , , , , , , » Professor e ex-preso político Paulo Pontes, relata em livro, memórias da ditadura militar

Professor e ex-preso político Paulo Pontes, relata em livro, memórias da ditadura militar

Por: Bookeiro Publish Em: 28/11/2018

O professor universitário e ex-preso político pernambucano Paulo Pontes, apresenta na obra “Memórias da Resistência Na Ditadura e Depois - Recife, Natal, Salvador”, trágicas histórias sobre o período da Ditadura Militar, baseando-se numa série de relatos e acontecimentos ligados ao período. O livro conta com 19 capítulos em 411 páginas e é composto por narrativas construídas desde 1964 até os dias de hoje, associadas a temas como repressão política, torturas, greves, movimentos estudantis e transformações. O lançamento da obra será lançado nesta quarta-feira (28) no Bardallos Comida e Arte (Rua Gonçalves Ledo, 761 - Cidade Alta), em Natal (RN).

O autor relata no livro as lutas que enfrentou desde a época do movimento estudantil em 1968, da guerrilha urbana, das torturas, dos nove anos em que esteve preso na Penitenciária Lemos de Brito, na Bahia, da estrutura do Coletivo de presos políticos, das reivindicações, das greves de fome, e do assassinato sob tortura da sua esposa, Lourdes Wanderlei. Ex-preso político, Pontes também discorre sobre a reorganização da sua vida profissional e pessoal, o curso de Economia, do segundo casamento e da paternidade, além de abordar aspectos da sobrevivência carcerária de presos comuns.

Paulo Pontes nasceu em São Caetano, Agreste do estado de Pernambuco em 1945. Filho de um pequeno comerciante, foi estudante do Colégio Estadual de Pernambuco (CEP), atual Ginásio Pernambucano, e destacou-se no movimento estudantil, marcado por confrontos de rua e repreensões políticas generalizadas. Após uma série de prisões e ser libertado por habeas-corpus, foi condenado a seis meses de prisão (1968), mas se recusou a cumprir a pena e fugiu para Natal (RN). Em seguida mudou-se para Salvador, atuando na organização partidária e filiando-se ao Partido dos Trabalhadores (PT), e deu início à sua trajetória como professor.

Foto- Mariana Curcio - Esp DP
O são-caetanense se tornou nome influente no meio político baiano e ocupou cargos na Secretária de Educação do estado, operando em dois governos petistas. Atualmente aposentado como professor, o autor dedica-se à literatura, escrevendo memórias desde 2017. O seu livro “Memórias da Resistência Na Ditadura e Depois - Recife, Natal, Salvador” está à venda por R$ 40,00.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros