Home » , , , , , , » Pesquisa para dissertação de Mestrado traz o WhatsApp como ferramenta de aprendizagem e ensino pedagógico

Pesquisa para dissertação de Mestrado traz o WhatsApp como ferramenta de aprendizagem e ensino pedagógico

Por: J. B. Novare Em: 10/09/2018

O livro “Aprendizagem Histórica Na Palma da Mão: Os Grupos do Whatsapp Como Extensão da Sala de Aula”, é o resultado da dissertação de Mestrado em Ensino de História do professor cearense Cristiano Gomes Lopes, e aborda as novas ferramentas digitais (como as redes sociais online), trazendo novas perspectivas acerca da aprendizagem e do ensino de História por meio do uso com intencionalidade pedagógica dos grupos do aplicativo de mensagens, WhatsApp. O livro possui 178 páginas e foi publicado pela Appris Editora. O seu lançamento será no dia 19 deste mês, a partir das 21 horas, na Universidade Federal do Tocantins – UFT (Avenida Paraguai, s/n, esquina com a Rua Uxiramas - Setor Cimba), em Araguaína/TO. A entrada será franca.

A obra pode ser tida como uma ação de vanguarda no que tange a promover o ensino e a aprendizagem histórica, tornando a interação e a autoria elementos que norteiam e produzem praticas mediadoras da construção do saber histórico assim como o amadurecimento da consciência histórica dos alunos envolvidos na pesquisa que resultou neste livro. E discute a importância e a necessidade da formação inicial docente, assim como uma formação continuada e constante que contemple, a contento, a aquisição de competências por parte dos futuros e também já licenciados, independente da formação ou disciplina a ser ministrada, que possibilitem o aprimoramento e o manejo pedagógico dessas ferramentas digitais, aqui compreendidas como Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC).

Tais tecnologias estão cada vez mais presentes no contexto escolar e fazem parte da cultura intra e extraescolar dos alunos, fato que deve ser considerado por aqueles que buscam maneiras e estratégias de entusiasmar o alunado que não mais encontra sentido no modus operandi da maioria das escolas brasileiras, as quais ainda fazem uso de muitas das metodologias ditas tradicionais que limitam a autoria e a autonomia dos alunos, que na contemporaneidade conseguem aprender de forma móvel, ubíqua e colaborativa.

Este trabalho vai além da simples e rasa discussão dos usos das TDIC no contexto das aulas da disciplina de História, ele ultrapassa o campo da teoria e mostra na prática como os grupos do WhatsApp podem efetivamente ser utilizados como extensão da sala de aula, fornecendo dicas importantes de como tornar esse ambiente virtual um espaço de construção de saberes históricos, assim como uma ferramenta aliada à aprendizagem e ao ensino da História. 

Este o primeiro livro do autor. O tema da pesquisa, que deu origem a dissertação e posteriormente ao livro, nasceu da paixão que ele tem pela sua profissão de Professor de História e pelo apego às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC. “Acredito que as TDIC podem ser excelentes aliadas ao processo de ensino aprendizagem da disciplina de História, principalmente quando a interação e colaboração fomentam a construção e o compartilhamento do conhecimento histórico”, cita o autor.

Cristiano Gomes Lopes é professor e reside em São Domingos do Araguaia, pequena cidade do sudeste Paraense, mas é natural da cidade do Crato, município do Cariri Cearense. Faz parte da Rede Estadual de Ensino do Pará atuando como Diretor da EEEM Dr. Abel Figueiredo as margens dos Rios Araguaia e Tocantins, na cidade de São João do Araguaia, onde também trabalha na Secretaria de Educação do município.

O autor é licenciado em História pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), fez Especialização em Metodologia do Ensino de História pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER), e Gestão Escolar pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Teve o privilégio de se tornar Mestre em Ensino de História pela Universidade Federal do Tocantins (UFT - Campus Araguaíana) através do Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA).

Focado em professores da educação básica, alunos das licenciaturas e pesquisadores do uso pedagógico das Tecnologias Digitais na Educação, o livro custa R$ 49,00 pelo site da livraria e Appris Editora (clique aqui), em breve em outras livrarias e pelo e-mail cgomeslopes@bol.com.br. Mais informações sobre o evento de lançamento da obra podem ser obtidas pelo telefone (63) 3416-5686.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros