Home » , , , , , » Poeta baiano Tiago D. Oliveira lança “Contações, o seu mais novo livro de poesias

Poeta baiano Tiago D. Oliveira lança “Contações, o seu mais novo livro de poesias

Por: J. B. Novare Em: 18/04/2018

O mais novo livro do poeta baiano Tiago D. Oliveira, “Contações”, já foi publicado e terá seu primeiro lançamento no mês de maio deste ano. A obra é uma publicação da Editora Patuá com 154 páginas, e traz contos sob a estética de poemas. São acontecimentos ou invenções que se misturam para trazer um outro tempo aos nossos olhos, a intenção é tentar entender o presente a partir do que vem sendo maculado e perdido. O evento de lançamento será no dia 12 de maio no Espaço Elementuá, em Salvador/BA.

A polifonia que define o livro “Contações”, é fruto do desejo de trazer as pessoas comuns com suas epopeias diárias ou não, que existem em qualquer parte do mundo, estereotipadas a partir de um povo e costume soteropolitanos, mas que se espraia neste país rico e bonito em silêncio. Ele traz a cidade da bahia em pequenas mitologias, como bem colocou o poeta João Filho quando escreveu a orelha do livro. Carrega a força da gente simples que se defende com o riso e ataca os seus problemas reinventando a vida todo dia. “Contações” é um convite para a fé.

Em tempos descrentes o livro se desenha como uma oportunidade para a rememoração do esquecido, do que merece ser vivido ou recordado, neste trânsito em contato com o que foi, o que é e o que será. A melhor maneira de guardar é contar, seguir contando. E contar aqui é viver. A obra está por R$ 38,00 (impresso) e pode ser adquirida em contato direto com o autor pelo e-mail tolidiasum@gmail.com e pelas lojas online da editora: http://www.editorapatua.com.br/ e https://livrariapatuscada.minhalojanouol.com.br/.

O lançamento do próximo dia 12 de maio, em Salvador, será a partir das 15 horas no Espaço Elementuá (Rua da Fonte do Boi, 05 - Rio Vermelho), com entrada livre. Outros momentos de apresentação da obra estão sendo organizados no decorrer do mês. Assim como a participação do poeta em feiras literárias escolares e palestras em alguns colégios da capital baiana.

Tiago D. Oliveira nasceu em 1984 em Salvador/BA. É professor, poeta e escritor. Estudou Letras na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e na UNL, em Lisboa (Portugal). Possui poemas publicados em blogs, portais, revistas e jornais especializados, como participações em antologias de contos e poemas no Brasil e em Portugal, dentre elas: “Contos Nos Is” (Edições Ecopy, 2011, Portugal), “Entre O Sono e O Sonho - Tomo I e II” (Chiado Editora, 2013, Portugal), e “Entre O Sono e O Sonho” (Chiado Editora, 2016, Portugal). Publicou ainda os livros de poesia “Distraído” (Editora Pinaúna, 2014) e “Debaixo do Vazio” (Editora Córrego, 2016), e agora lança “Contações”, pela Editora Patuá.

“Contações” é um livro que começou a ser escrito quando Tiago ainda era menino. Em 2017 percebendo que para entender o “agora” é preciso voltar e registrar alguns ecos e vozes que viviam num trânsito crescente em si. “A ideia de grafar é como caminhar nas ruas. Para mim a literatura precisa ter um propósito, o meu é a própria vida. Escrever é uma necessidade, como comer, falar, pensar. Acontece naturalmente diante dos dias, preciso estar sempre em contato com um papel e uma caneta”, diz ele. “Esse livro é mais um movimento involuntário que cometo quando inspiro o ar. Todos os personagens são vidas que me servem como didática para o viver. Nelas me espraio para compreender os valores maculador [maculadores], agora mesmo atrás dessa janela que me espreita. Penso que a melhor maneira de guardar é contar. Conto para entender melhor, para que não se perca o fio de uma essência pura em não esconder o pequeno ou grande deste caminhar e conto sob a estética destes versos que cometo”, conclui.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros