Home » , , , , » Poeta maranhense Paulo Rodrigues publica novo livro e fará lançamento este mês em São Luís

Poeta maranhense Paulo Rodrigues publica novo livro e fará lançamento este mês em São Luís

Por: Bookeiro Publish Em: 07/02/2018

O poeta e professor maranhense Paulo Rodrigues acaba de lançar o seu mais novo livro de poesias, com o título “O Abrigo de Orfeu”, que entra para o catálogo nacional pela Editora Penalux. Nele, o autor traz uma seleção de poesias que transfiguram as angustias e o medo em uma linguagem poética, despertando no leitor uma reflexão dessas ações, enquanto vivemos. O livro terá o seu primeiro lançamento no dia 23 de fevereiro na Livraria e Espaço Cultural AMEI, em São Luís/MA.

“Os versos usados para construir O Abrigo de Orfeu estão longe da preguiça poética que, por muitas vezes, encontramos no mundo, para o qual o autor nos convida a entrar, com um aperto de mão firme e um café recém-preparado. Na poesia de Paulo reside a vida de um maranhense que cria e recria a mitologia a seu bel prazer, em que as palavras carregam mundos imagéticos e nos levam para uma viagem nas entranhas da Aurora Boreal, que é sua alma. Nela reside a saudade, o amor, a paixão e, também, o senso de realidade. Uma realidade dura, complicada, mas que ainda abriga a beleza vista por seus olhos. Na casa de Orfeu moram as palavras, signos imbuídos de paixão e amor pelo verso, sem espaço para a poesia desalentada. Na casa de Orfeu mora Paulo, aventureiro, marinheiro que navega com sua tripulação de um homem só, no mar imprevisível que é a vida, fazendo da poesia o vento que empurra suas velas e a bússola que o entrega a seu destino, seja ele qual for”, por Henrique Machado (O Diário de Uno).

O lançamento do dia 23 de fevereiro será às 19 horas na Livraria e Espaço Cultural AMEI, no São Luís Shopping (Avenida Professor Carlos Cunha, 1.000 – Jaracaty). Outro evento de apresentação da obra está previsto para o dia 13 de março em um sarau, como parte da programação do aniversário da cidade de Santa Inês/MA, com a participação de alguns poetas maranhenses. O livro impresso já está disponível na loja online da editora por R$ 37,00 (https://goo.gl/ickkJ3).

Paulo Rodrigues nasceu em Caxias/MA, herdando da mãe, desde cedo, um forte apego aos versos, pois ela era leitora de cordéis. É professor de Língua Portuguesa da rede municipal e estadual de ensino, professor de Latim de muitas faculdades particulares no interior do estado e foi Secretário de Educação de Santa Inês/MA. É escritor, poeta, jornalista com uma vontade enorme de ampliar a sua própria produção literária. Não cansa de pesquisar a poesia e sua evolução, por isso se lança no universo experimental com essa maestria.

Outros livros já publicados pelo autor são: “Dissonância poéticas em poemas acidentais” (poesia); “Crônicas da Cidade e Outras Narrativas” (crônicas); e “Apenas Um Sujeito Lírico” (poesia).

“Em Abrigos de Orfeu, de Paulo Rodrigues, a palavra é pedra que canta e se retrai, porque seu deslimite é a contenção. Porque o Amor é uma ave/abrigando o desejo/do penhasco. Tratam-se de poéticas que rasuram o significante e suas infinitas possibilidades”, destaca o poeta e compositor maranhense Salgado Maranhão.

“Paulo Rodrigues, por sua vez, rasga a alma e compartilha feito hacker, seus glúons interiores com seus leitores famintos por átomos”, diz o jornalista Mhario Lincoln, sobre o poeta maranhense.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros