Home » , , , , , , , » Fotografias e poemas retratam a cidade de Santos na obra “Menos O Mar”, de Carolina Zuppo Abed e Isabel Carvalhaes

Fotografias e poemas retratam a cidade de Santos na obra “Menos O Mar”, de Carolina Zuppo Abed e Isabel Carvalhaes

Por: Blog Bookeiro Em: 28/09/2017

“Menos O Mar” é um livro de literatura e fotografia que surgiu numa parceria entre a escritora Carolina Zuppo Abed e a fotógrafa Isabel Carvalhaes. A obra foi publicada sob o selo Carapaça Edições da Editora Quelônio e reúne poesias, poemas e fotografias retratando a cidade de Santos (SP) em detalhes do seu dia a dia. O lançamento do livro será realizado durante a Primavera Criativa de Santos, no dia 29 de setembro, a partir das 19 horas no piso térreo do Centro de Cultura Patrícia Galvão, no Museu da Imagem e do Som (Avenida Senador Pinheiro Machado, 48 - Vila Mathias). A entrada será livre.

O livro é uma publicação que mescla diversas linguagens para retratar as demandas internas do sujeito pós-moderno e a sua conexão com o ambiente em que vive. Reunindo fotos da cidade de Santos e textos que dialogam com elas. O livro, resultado do projeto 'SubjetivaSantos', foi contemplado no 5º Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes no município de Santos, com verba do Fundo de Assistência à Cultura (Facult). A obra busca ir além das características geográficas da cidade e alcançar o subjetivo por meio de pessoas que vivem e sentem, que pensam e experimentam Santos em sua diversidade de faces. As autoras dão vida à cidade através das pessoas.

Na união das linguagens visual e literária, a obra desponta como um retrato das angústias contemporâneas, trazendo textos entremeados às fotografias, promovendo maior interação entre o leitor e a obra. Uma obra literária que dialoga com a fotografia e realiza ao leitor um convite a uma experiência diferenciada de leitura.

“Pouco se explora a localidade enquanto tema como um pano de fundo que revela a dimensão humana, para além de seus pontos turísticos ou sua história. Tal prática recorrente, de restringir a noção de espaço à sua geografia ou então de enaltecer sua história com uma atitude museológica de contemplação impessoal e distanciada, não contempla todas as potencialidades advindas da relação dialógica homem e ambiente”, destaca Carolina Zuppo Abed.

Para realização desta obra as autoras se comprometeram a realizar uma série de contrapartidas, as quais vêm realizando durante os meses de agosto e setembro. Algumas delas já foram realizadas: Oficina de fotografia e escrita criativa (com Carolina Zuppo Abed), com 64 crianças da Escola Municipal Professora Therezinha de Jesus Siqueira Pimentel, no Morro do São Bento (Santos/SP); Museu do Porto de Santos - Atividade gratuita e aberta ao público, se desenvolverá como um bate-papo entre as proponentes e o público, que será apresentado à obra, às suas técnicas e contexto de produção; Lar Evangélica de Amparo à Velhice (entre 7 e 28 de agosto), onde os idosos tiveram a oportunidade de ver fotos antigas da cidade de Santos, relembrar histórias e dividir momentos. A próxima contrapartida será o workshop na Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, que será aberto ao público no dia 30 de setembro, das 10 às 12 horas.

Isabel Carvalhaes nasceu em Santos (SP). É Jornalista, formada pela Unisantos, e especializada em foto reportagem. Começou a estudar fotografia durante a adolescência, no Senac de São Paulo. Passou pelas escolas IADÊ e Imagem e Ação, e fez cursos na UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles), FullFrame, Focus e no Senai de Santos. Trabalhou nas revistas Lazer, Fluir e no Jornal da Orla. É fotógrafa freelancer e dirige a própria empresa. Outra obra de sua autoria ´o livro de fotografias “O Muro”, sobre a obra do artista Paulo Consentino no mural do Centro de Treinamento do Santos Futebol Clube, em homenagem aos 100 anos do clube.

Carolina Zuppo Abed é paulistana de nascimento e santista de coração. É escritora, professora e psicopedagoga. É graduada em Letras pela USP, tem pós em Formação de Escritores pelo Instituto Vera Cruz e fez cursos de Artes da Escrita na Universidade Nova de Lisboa. Atua como coordenadora do Curso Livre de Formação de Escritores da Baixada Santista, em Santos (SP), além de ministrar oficinas de criação literária no Brasil e em Portugal. Seu livro de estreia, “Tecle 2 Para Esquecer”, publicado pela Editora Patuá em 2017, foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural (ProAc).

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros