Home » , , , , , , , , , » Mostra de cinema traz filmes inspirados em obras e autores no Festival Literário de Poços de Caldas 2017

Mostra de cinema traz filmes inspirados em obras e autores no Festival Literário de Poços de Caldas 2017

Por: J. B. Novare Em: 02/04/2017

Milton Hatoum em cena
A 12ª edição do Flipoços 2017, conjuntamente com a 12ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas, que neste ano acontece entre os dias 29 de abril e 07 de maio no Espaço Cultural da Urca, em Poços de Caldas (MG), terá exibição de filmes e documentários ligados a obras e autores nacionais. As mostras acontecerão em dias, locais e espaços diferentes no festival.

O filme “Órfãos do Eldorado” é inspirado na obra do amazonense Milton Hatoum, patrono do festival, e será exibido no dia 1º de maio a partir das 10 horas, na Biblioteca Centenário. No filme, o autor também faz participação, interpretando um pescador. A produção foi dirigida por Guilherme Coelho, e estrelado por Dira Paes, Mariana Rios e Daniel de Oliveira. Na história, Arminto (Daniel de Oliveira) volta a Belém do Pará, rememorando sua infância com Florita (Dira Paes), empregada com que quem o pai do garoto (Henrique da Paz) mantinha um relacionamento sexual.

No dia 2 de maio, a “Mostra de Cinema Flipoços” recebe a partir das 20 horas, o filme “Redemoinho”, baseado na obra “Inferno Provisório”, do autor mineiro Luiz Ruffato. A direção do filme foi de José Luiz Villamarim, e conta com a atuação de Julio Andrade, vencedor do prêmio de Melhor Ator no Festival do Rio. O filme conta a história de dois amigos que se reencontram. Ambos nasceram em Cataguases, Minas Gerais, e passaram toda a infância juntos. Luzimar nunca saiu da cidade e trabalha na fábrica de algodão. Gildo foi para São Bernardo do Campo, São Paulo, onde ele acredita que encontrou o sucesso. No elenco está Irandhir Santos (Luzimar), Júlio Andrade (Gildo), Dira Paes (Toninha), Cássia Kis Magro (Dona Marta), Demick Lopes (Zunga), Inês Peixoto (Prostituta), Camilla Amado (Bibica) e Cyria Coentro (Helia).

Cena de "Redemoinho". foto: Divulgação
Um documentário sobre a vida da escritora Lygia Fagundes Telles, organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), será exibido no festival. A exibição visa homenagear a escritora, uma das maiores romancistas brasileiras, e será apresentado em três partes: dia 1 de maio, às 19h, antes da palestra de Clovis de Barros; dia 04 de maio, às 18h30, antes da mesa com Joaquim Ferreira, e dia 07 de maio, às 16h, antes da mesa com Miriam Leitão.

Outro filme que também será apresentado no festival é o “Poesia & Melodia”, de Flávio Colombini. A seção está programada para o dia 05 de maio, às 14h, no Instituto Moreira Salles (IMS). O longa-metragem é um musical infantil inspirado na coleção Poemas Divertidos e transformados em músicas pela cantora Solange Kei. Nele o próprio autor interpreta o papel de um poeta de rua, que faz parceria com uma linda cantora para juntos criarem músicas divertidas para crianças. Os dois cruzam a cidade de São Paulo criando poemas e músicas para todas as crianças que eles encontram. Enquanto isso, ele quer publicar seu primeiro livro e ela tenta gravar seu primeiro álbum. Juntos eles passam por grandes aventuras nessa jornada para o sucesso.

A 12ª edição do Flipoços é organizada pela GSC Eventos Especiais, e conta com o patrocínio do Grupo DME, Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, Mineração Curimbaba, CBA Votorantim, Supervale e EPTV Sul de Minas. Tem como parceiro cultural o Sesc, e o apoio do Instituto Moreira Salles - IMS, Leiturinha, Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Embaixada de Moçambique no Brasil, Camões Instituto de Línguas e Cooperação, Comissão para a Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa - CPCLP, Instituto Pró-Livro, ACIA Poços, Senac, Poços Convention, Associação Nacional das Livrarias - ANL, Secretarias de Estado da Cultura, Turismo, Relações Internacionais e Educação. Mais informações sobre o evento, podem ser encontradas no site oficial www.flipocos.com.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros

Publicidade/Livraria Parceira