Home » , , , , , » Autora mineira Cidinha da Silva lançará nesta quinta, em Salvador, o livro “Parem De Nos Matar!”

Autora mineira Cidinha da Silva lançará nesta quinta, em Salvador, o livro “Parem De Nos Matar!”

Por: J. B. Novare Em: 25/01/2017

Será lançado nesta quinta-feira, dia 26 de janeiro, em Salvador (BA), o livro “Parem De Nos Matar” da escritora mineira Cidinha da Silva. A sessão de lançamento e autógrafos ocorrerá a partir das 18h, na Katuka Africanidades, localizada na Praça da Sé, número 01, no Centro Histórico da capital baiana. Posteriormente a obra será lançada também em São Paulo. Após essa data, a autora estará também no encontro “Lendo Mulheres Negras”, no CEAO, dia 27 de janeiro, a partir das 17h.

“Parem De Nos Matar” é o décimo primeiro livro escrito por Cidinha da Silva. E aborda o genocídio da população negra no Brasil, principalmente via extermínio físico de jovens negros, e a morte simbólica e cultural praticada pelas ferramentas de comunicação de massa. Na obra, foram selecionadas 72 crônicas escritas entre 2012 e 2016, que recobrem a interseção “racismo e futebol, arte, políticas públicas de educação, imigração e cultura, movimentos sociais, homoafetividades e resistência a esse estado de coisas”.

A obra foi escrita a partir de textos que a autora escrevia em portais de notícias da Web (Forum, Geledés e Diário do Centro do Mundo). Dos quais discutia aspectos diversos do genocídio da população negra em curso no país, e expressou o número alarmante de 82 homens negros mortos em situações violentas por dia no Brasil. Além da morte simbólica e cultural impingida de pessoas negras pelos meios de comunicação e, obviamente, a resistência a esse estado de coisas.

O livro é uma crônica, voltado para um público interessado nos ligados à garantia de Direitos Humanos. Contém 240 páginas e foi publicado pela Editora Ijumaa em 2016. O preço de venda está por R$ 45,00 e podem ser encomendados pelo link https://www.facebook.com/editoraijumaa/.

Cidinha da Silva é mineira, natural de Belo Horizonte (MG). É prosadora e dramaturga, e hoje possui 11 livros publicados, sendo 7 volumes de crônicas, três infanto-juvenis e um de poemas. Dentre os seus principais trabalham, se destacam: 2013 – “Racismo No Brasil E Afetos Correlatos” (Conversê, 2013),
“Africanidades e Relações Raciais: Insumos Para Políticas Públicas Na Área Do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas No Brasil” (Fundação Cultural Palmares, 2014), “Baú De Miudezas, Sol e Chuva” (Mazza Edições, 2014), “ Sobre-viventes!” (Pallas, 2016) e “Canções De Amor e Dengo” (Me Parió Revolução, 2016).

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros