O livro “Nem te conto… História de Vargem Grande de 1700 a 1937”, dos escritores Clécio Coelho, Orlandina Roma e Benedito Coelho, faz um mergulho profundo nas raízes, personagens e acontecimentos que moldaram o município de Vargem Grande ao longo de mais de dois séculos. O lançamento oficial da obra aconteceu nesta última sexta-feira (28), no Salão Bodas de Ouro, em Vargem Grande (MA), e contou com a presença de amigos, admiradores e autoridades locais.
“Nem te conto… História de Vargem Grande de 1700 a 1937” apresenta e destaca a importância do registro histórico da cidade de Vargem Grande, no Maranhão, para compreender a sua trajetória, enquanto povo e município, preservando memórias que ajuda a entender quem foram e quem são os vargem-grandenses.
A obra transporta o leitor ao passado, desvendando a origem de uma cidade que começa a ganhar forma em 1700 e acompanha suas transformações até os finais de 1973. Com uma narrativa rica e detalhada, o livro mergulha nas origens, costumes, desafios e conquistas de gerações que moldaram a identidade desse lugar singular.
Nos discursos durante o evento de lançamento, os autores relataram as motivações que os levaram à criação da obra e enfatizaram a relevância de documentar histórias da região, que frequentemente são transmitidas apenas de forma oral. Eles também mencionaram que a obra compila relatos que apresentam personagens, costumes e acontecimentos significativos de Vargem Grande, servindo como um convite para que os habitantes da cidade e os leitores apreciem a importância das tradições e da vivência coletiva.
Com o livro, os autores reforçam o papel da literatura como instrumento de preservação cultural e de fortalecimento da identidade regional. Ao dar voz às histórias da cidade, eles contribuem para que Vargem Grande seja lembrada não apenas por seus aspectos geográficos, mas também por sua riqueza humana e cultural, reafirmando o poder da escrita em aproximar gerações e perpetuar memórias.
Clécio Coelho Nunes, mais conhecido como Prof. Clécio, nasceu no município de São Luís (MA) em 1972. É graduado em Geografia e possui Mestrado em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço, ambos pela UEMA. Atua como professor da rede estadual de ensino do Maranhão e como professor de Geografia no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA, em Vargem Grande. Além disso, é membro efetivo e sócio fundador da Academia Vargem-grandense de Letras e Artes - AVLA, onde ocupa a cadeira de número 2, cujo patrono é o Tenente Coronel e Deputado Provincial Antônio Bernardino Ferreira Coelho.
Raimunda Orlandina Viana Roma nasceu em 1982 na cidade de Vargem Grande (MA). Filha de Olga de Abreu Viana Roma e de José de Ribamar Viana Roma (in memoriam), é graduada em Letras pela Universidade Federal do Maranhão e possui especialização em Língua Portuguesa, Recomposição da Aprendizagem no Contexto Digital, Neurociência da Educação e Educação Especial e Inclusiva. Hoje, é professora da rede pública de Vargem Grande, estando como orientadora de leitura na Biblioteca do Centro de Referência em Educação Integral Professor Newton Neves. Foi medalhista de bronze na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, na categoria Artigo de Opinião. É escritora, literata, coach de leitura e uma das autoras do livro “Nascedouro da Balaiada”.
Benedito de Jesus Coelho Nunes, conhecido por Prof. Biné, nasceu em Vargem Grande (MA) em 1958. É Graduado em Filosofia e cursou Pedagogia e Biblioteconomia na Universidade Federal do Maranhão. Cursou ainda Crédito e Finanças, na Universidade Federal da Paraíba e Direito na Universidade CEUMA. Possui Pós-Graduações Lato Sensu em Políticas Públicas e Programas Sociais, Filosofia Política na Universidade Federal do Maranhão, e Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar, pela Faculdade Santa Fé. Foi professor de escolas particulares e de cursos pré-vestibulares em São Luís, e de Filosofia na Educação Básica e Superior do Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão - CEFET/IFMA. Atualmente exerce o cargo de Chefe de Gabinete da Prefeitura de Vargem Grande e Analista Executivo/Técnico em Assuntos Educacionais - SEDUC-MA. Como escritor, publicou “Antes que as rosas murchem” (Ed. Libra, 1983) e “Ao Encontro do Sol” (Ed. Albatroz, 2016). É membro efetivo da Academia Barreirinhense de Letras, Artes e Ciências - ABLAC, e da Academia Vargem-grandense de Letras e Artes - AVLA.
DESTAQUE





