A escritora maranhense Sharlene Serra, autora da coleção “Incluir”, foi homenageada com o Troféu Monteiro Lobato de Honra ao Mérito Literário, na categoria “Melhor Livro de Inclusão”, promovido pela Literarte – Associação Internacional de Escritores e Artistas, no último dia 13 de setembro em Búzios, no Rio de Janeiro. A coleção “Incluir” é composta por cinco obras que trabalham a educação inclusiva e abordam a inclusão de pessoas com deficiência através da leitura. O Prêmio Melhores do Ano, da Literarte, teve sua primeira edição em 2012, homenageando artistas que se destacam e produzem durante todo o ano.
No primeiro livro da coleção, “Olhando Com Ritinha”, a autora fala sobre a aprendizagem da pessoa com deficiência visual e apresenta as combinações do braile. Em “Ouvindo Com Vitória”, ela nos faz aprender que mesmo em silêncio, podemos nos comunicar e assim ouvir o som da inclusão. O terceiro da coleção, “Caminhando Com Paulo”, conta a história de um garoto cadeirante que faz uma mobilização para tornar a cidade mais acessível e mostra as dificuldades de acessibilidade enfrentadas. Em “Aprendendo Com Biel”, o assunto é a Síndrome de Down, onde é mostrado a escola como espaço ideal para o resgate de aceitação e eliminação de preconceitos. “Interagindo Com Lucas”, aborda o TEA (Transtorno do Aspectro Autista), e conta a história de Lucas, um garoto com autismo, que nos apresenta sua forma de ver, sentir, viver e interagir com o mundo.
Além do prêmio de “Melhor Livro de Inclusão”, Sharlene foi vencedora também do Concurso de Poesia, sendo a primeira colocada com a poesia “Sou Frida”, vista a seguir:
SOU FRIDA
Tenho memórias tatuadas
nos pensamentos dos dias
Poemas gritam no silêncio
das noites entristecidas
Emudeço no medo
aceito pela vergonha do
Holocausto no amor
Sigo calada,
Camuflando a própria dor
As histórias escrevo com
lágrimas sofridas
tinta vermelha de tonalidade
enfraquecida.
Amanheço no resgate
da força que vem do útero!
A coragem vence o medo
consigo ver luz no escuro.
A vida percorre a veia
me livrei da teia.
sou forte
Sou mulher!
Sou aguerrida!
Não me kahlo na dor
“Sou FRIDA”.
Sharlene Serra reside em São Luís, capital do estado do Maranhão. É designer, Pedagoga, especialista em Educação Inclusiva. Trabalha na Secretaria Municipal de Educação - Núcleo de Enriquecimento de Estudantes com Características de Altas habilidades e Superdotação (NEECAH/S), é formadora educacional na área de Educação Inclusiva, palestrante e escritora. Além dos livros da coleção Incluir, a autora possui também o livro “Diário Mágico: Um Segredo Para Contar”, que aborda sobre abuso infantil, participação na antologia “Setembro Poético”, lançada em 2017. E prepara o lançamento do novo livro “Espelhos de Eva”, pela editora Penalux, previsto para o mês de novembro. No próximo dia 25 de setembro estará em Caxias/MA para a FLICT - Feira de Literatura, Cultura e Turismo da Região dos Cocais, onde é a escritora homenageada.
0 Comentários:
Postar um comentário