Composta por histórias escritas por alunos com idade entre 8 e 12 anos, que aprofundam conhecimento no Núcleo de Enriquecimento de Estudantes Com Característica de Altas Habilidades ou Superdotação (NEECAHS), a coletânea “Histórias, Fortunas do Céu”, traz 12 textos selecionados dentro do “Projeto Transformando A em Tagarelar: Tecendo Ideias, Escrevendo Histórias”. O lançamento da coletânea ocorrerá nesta terça-feira, dia 14 de novembro, na 11ª FELIS (Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, na Praia Grande) às 16 horas, em São Luís (MA).
As histórias que compõe a obra são: “O Três Anjinhos Nos Contos de Fadas” (Ana Sophia Martins); “B de Bullying? Nãooo! B de Bailarina” (Cláudia Patrícia Cantanhede), “O Segredo de Donana” (Danielly Cantanhede), “A Escritora Rosinha” (Dayane Baima), “O Pássaro Arco-Iris” (Evelyn de Cássia Passinho), “O Diário da Garota Nerd” (Hemely Farias), “A Menina Que Não Gostava de Ler” (Isabelly dos Santos), “A estrelinha Bel” (Laryssa Rayanne Matos), “Miguel e Suas Rimas Divertidas” (Maykon Abreu), “As Reciclagens de Matheus” (Pedro de Mesquita); “A Menina e As Rosas Encantadas” (Rayane Mendes); e "As aventuras de Mia e João” (Sthefany Lima).
O “Projeto Transformando A em Tagarelar: Tecendo Ideias, Escrevendo Histórias”, mediado pela professora Sharlene Serra, é uma proposta de trabalho que visa enfatizar a leitura de diversos gêneros além de estimular a escrita, enriquecendo e desenvolvendo esta habilidade. Estimula a área verbal - linguística da criança que possui interesse.
A intenção do projeto é formar leitores, e consequentemente escritores. A proposta aproxima os estudantes do universo da leitura, fazendo-os terem contato com os escritores maranhenses, realizando um trabalho comprometido com o incentivo à leitura e produção textual, gerando assim escritores mirins. Para contato e mais informações sobre o projeto, pode se obter pelo telefone (098) 98888-8557 ou pelo e-mail Sharlene.serra@gmail.com, falando com a orifessora e escritora Sharlene Serra, facilitadora do NEECAHS.
O NEECAHS é o núcleo de Enriquecimento para estudantes com Características de Altas Habilidades ou Superdotação, da Secretaria Municipal de Educação de São Luís (MA) coordenado por Sandreliza Mota, conjuntamente com a superintendente de Educação Especial, Dalvina Amorim Ayres.
O núcleo é um local onde o estudante da rede municipal enriquece sua habilidade, imaginação, criatividade e curiosidade de acordo com a área de maior interesse. Nele, o aluno participa de atividades enriquecedoras variadas como pesquisa, projeto de leitura e escrita, construção de histórias, robótica, xadrez, construções de maquetes, artes, técnicas de desenho, desenvolvendo as múltiplas inteligências.
A facilitadora do projeto “Projeto Transformando A em Tagarelar: Tecendo Ideias, Escrevendo Histórias”, Sharlene Serra, é designer, pedagoga e especialista em Educação Inclusiva. E vivencia o universo literário, além de estimular crianças para o universo da leitura e a escrita, tornando-os, escritores. Também é a autora da coleção “Incluir” e do livro “Diário Mágico - Um Segredo Para Contar”, que será relançado no dia 14 no Centro de Criatividade Odylo Costa filho (Cine Praia Grande), às 18 horas, durante a 11ª FeliS.
A 11ª Feira do Livro de São Luís (FeliS) teve início na última sexta-feira (10), no anfiteatro Beto Bittencourt e vai até o dia 19 de novembro em diversos pontos do Centro Histórico de São Luís. A patrona desta edição é a primeira romancista brasileira Maria Firmina dos Reis. No evento serão lançadas 56 obras literárias, sendo 40 de escritores maranhenses, que acontecerão no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho e no Cine Praia Grande.