A autora carioca Érica Aragão Monteiro acaba de lançar o seu mais novo livro. Desta vez ela traz a obra “Baladas do Asfalto - O Homem Urbano e As Cidades Em Canções de Zeca Baleiro”, com referência a canções do músico maranhense, como: "Vai de Madureira", “O Hacker”, "Balada do Asfalto", e "Datena da Raça". Onde, de forma clara e com análises interdisciplinares, a autora mergulha nos sons e na poética das cidades e dos homens urbanos. O livro é uma publicação da Editora Multifoco e deve está disponível nas principais livrarias e no site da publicadora.
“Baladas do Asfalto - O Homem Urbano e As Cidades Em Canções de Zeca Baleiro” é um livro que aborda as representações dos homens e das cidades em canções do músico Zeca Baleiro, principalmente dos álbuns “O Coração do Homem Bomba Vol. 1 e 2” e “Baladas do Asfalto e Outros Blues”. O livro é uma obra para provocar os sentidos e a razão. Um estudo que pode interessar amantes das letras, da música ou os observadores dos espaços urbanos, do homem que nele vive e da sua complexidade. Depois de lê-lo, a escuta para canção não será mais a mesma. Depois de ouvi-las, o leitor será capaz de criar novos sentidos para elas, para si mesmo e para as cidades.
O livro é fruto da dissertação de mestrado e foi adaptado para uma linguagem mais simples e direta com o público alvo. “A ideia surgiu diante da paixão pela música e a nossa cultura, tentando então trazer uma reflexão que perpasse as características e interpretação da cultura urbana em seus diversos aspectos, representadas nas canções de Zeca Baleiro, apresentando a temática das cidades e dos homens urbanos”, diz a autora.
Érica Aragão Monteiro é professora na área de Letras e Humanidades na Universidade Unigranrio. É graduada em Letras (Português/Literaturas) pela UFRJ, Psicopedagoga e Mestre em Humanidades, Culturas e Artes (UNIGRANRIO). Desde criança enveredou pela escrita, principalmente pelos poemas e crônicas. Em 2013, participou da coletânea de poemas "Ser Poeta" pela Editora Edital, em parceria com mais cinco poetas cariocas (Caio Laranjeira, Túlio Villaça, Marlos Drummond, Cirlene Fernandes e Elisa Gaivota). Na vida acadêmica, busca um olhar interdisciplinar que tente, de fato, conjugar a vida e a palavra em sua beleza e complexidade. A palavra para ela é silêncio e grito. É o seu sustento, e ao mesmo tempo, o seu passatempo.
“Baladas do Asfalto - O Homem Urbano e As Cidades Em Canções de Zeca Baleiro” será lançado nesta sexta-feira, dia 4 de agosto, no Espaço Bistrô Multifoco (Avenida Men de Sá, 126, Lapa), a partir das 18 horas, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Outra sessão de lançamento está prevista para acontecer na Universidade Unigranrio, com data ainda não confirmada.
Parabéns !! e sucesso sempre !!
ResponderExcluir