Home » , , , , » Jornalista conta histórias reais em livro reportagem sobre autismo

Jornalista conta histórias reais em livro reportagem sobre autismo

Por: Bookeiro Publish Em: 07/07/2017

Com histórias reais, de personagens reais, a jornalista Gabriela Bandeira, de 22 anos, lançará na quinta-feira (13) às 18h30, no Âncora Cofee House (Rua Junqueiras, 150, Centro) em Poços de Caldas - MG, dentro do Solve Campus, o livro “Singularidades – Um olhar sobre o autismo”. A obra de 136 páginas foi feita de maneira independente e adota o jornalismo literário para reconstruir narrativas de sete mães de crianças e jovens autistas.

Com prefácio de Luiz José de Mota Filho, psicólogo formado pela PUC e pós-graduado em saúde mental e atenção psicossocial, o livro tenta apresentar os múltiplos universos das pessoas autistas.

A reportagem é resultado de mais de cinco anos de vivência e pesquisa sobre o tema, que Gabriela teve contato quando sua mãe aceitou, em 2013, um emprego como babá de uma garota – a Nina – recém-diagnosticada com autismo. “Este é um trabalho que venho desenvolvendo desde o primeiro ano da faculdade de jornalismo. Para mim, é um passo muito importante poder falar de autismo com pessoas que nada entendem sobre esse assunto e jogar luz sobre estes universos. Acredito que seja um bom começo”, disse.

Como ela mesma diz no posfácio da obra, esta não é uma tentativa de esgotar o assunto, mas de falar sobre ele, apresentá-lo a quem jamais ouviu falar ou conviveu com alguém que possui um ou mais sintomas e particularidades.

“Presas em seu próprio mundo, a maioria das pessoas só se dá conta da diversidade quando ela chega muito perto. É preciso que alguém próximo comece a agir diferente para que se preocupem em pesquisar os sintomas e encontrem a palavra ‘autismo’ explicada pelo Google. A verdade é que acabo este livro com mais perguntas do que comecei”, acrescentou.

E talvez esteja, nesta obra, a chance de descobrir mais e ir mais adentro do que a superfície em um tema que atinge uma a cada 110 pessoas  no país segundo o Center of Deseases Control and Prevention (CDC) nos Estados Unidos.

Vale lembrar que além do livro, a jornalista está em fase de gravação de um documentário com os personagens que compõe a reportagem. A previsão de lançamento é para ainda este ano. A jornalista também recebeu votos de congratulações da Câmara Municipal de Poços de Caldas (MG) pelo livro.

Gabriela Bandeira é jornalista. Apaixonada por literatura e Harry Potter, acredita que pode mudar o mundo através da palavra. Repórter – desde que se entende por gente – trabalha no portal Poços Já e é colunista dos blogs Patrono, Série por Elas, O Literário e do jornal O Município. É também revisora textual no Não me Kahle.

0 Comentários:

Postar um comentário

Pesquisar