“Claro, Cleusa, Claro, Clóvis” é o mais novo livro infantojuvenil da autora Raquel Matsushita. O lançamento será no próximo dia 29 de julho, às 15 horas na Livraria NoveSete (Rua França Pinto, 97, Vila Mariana), em São Paulo - SP, com contação de história. A obra, que abraça um público a partir da Educação Infantil (1º ano), foi publicada pela Editora do Brasil tem cerca de 40 páginas, podendo ser encontrada no site da editora e nas lojas físicas em São Paulo – SP, Rio Comprido – RJ e em Natal- RN.
O livro apresenta uma linguagem visual nova e lúdica, e formas geométricas representam os personagens desse livro, que conta a história de dois amigos que fazem tudo juntos e se completam perfeitamente. Até que algo inesperado acontece e eles descobrem um novo caminho para a amizade. A obra trata, com humor, de temas como comportamento e sociabilidade na construção de relacionamentos saudáveis e respeitosos.
O foco do livro é a fase natural do desenvolvimento da sociabilidade infantil, quando as crianças se relacionam em duplas. Essa dinâmica acontece primeiramente na própria família: mãe/filho, pai/filho ou entre irmãos. Na escola, essa relação a dois aparece com bastante evidência. Com o tempo, as crianças aprendem a se relacionar em trios. E, por último, em grupos maiores (teoria da Matriz, de Identidade, de J. L. Moreno). Tratando, portanto, do amadurecimento das relações humanas e do encontro individual com a própria identidade. Esse caminho – muito prazeroso, mas também repleto de conflitos – é essencial na construção das amizades saudáveis e respeitosas. Um aprendizado que levamos para a vida adulta.
A obra está disponível para comercialização por R$ 46,10 (formato físico) na loja virtual da editora (www.editoradobrasil.com.br/lojavirtual/detalhe.asp?CODIGO=72150101211) e nas lojas físicas, em São Paulo - SP (Rua Conselheiro Nébias, 887, Campos Elíseos), em Rio Comprido - RJ (Rua do Bispo, 150) e em Natal- RN (Rua dos Caicós, 1.533, Alecrim).
“Percebi uma situação corriqueira, principalmente nas escolas: a dificuldade de inclusão de um colega na amizade sólida entre dois amigos. A passagem das duplas para os trios. E, depois, para grupos maiores. É um processo natural do desenvolvimento da sociabilidade infantil. No entanto, esse aprendizado acontece, geralmente, com muito conflito. Jogar luz sobre esse assunto é uma forma de ajudar o leitor a se reconhecer na situação e provocar uma reflexão. Ao se espelhar nos problemas dos personagens, a criança já não se sente sozinha nessa condição. Desenvolve-se, assim, uma empatia. A ficção é maravilhosa por isso também”, diz Raquel Matsushita.
Raquel Matsushita é formada em Publicidade e Propaganda e se especializou nos cursos de Design Gráfico, Cor e Tipografia pela School of Visual Arts, de Nova York. Trabalha com livros desde muito tempo. Há 16 anos abriu seu escritório, Entrelinha Design, e faz capas e projetos gráficos, ou seja, a parte visual do livro. Em 2011, escreveu seu primeiro livro, “Fundamentos Gráficos Para Um Design Consciente”, pela Musa Editora. E em 2013 foi a sua estreia na literatura infantil.
Hoje, Raquel Matsushita possui seis livros publicados, que seguem, em ordem cronológica: “Eu (Não) Gosto de Você!” (Jujuba Editora); “Não, Sim, Talvez” (Sesi-SP Editora), finalista no prêmio Jabuti; “Alfabeto Escalafobético” (Jujuba Editora), coautoria com Claudio Fragata, e vencedor do prêmio Jabuti; “A Bola do Vizinho” (Editora Positivo), finalista no prêmio João de Barro; “Claro, Cleusa. Claro, Clóvis” (Editora do Brasil); e “O Segredo” (Cachecol Editora), coautoria com Vana Campos.
0 Comentários:
Postar um comentário