Home » , , , , , , » Escritor Raul Marques entra 2020 com novidades na Literatura Infantil, lançando dois novos livros

Escritor Raul Marques entra 2020 com novidades na Literatura Infantil, lançando dois novos livros

Por: J. B. Novare Em: 18/02/2020

Mais duas grandes obras do escritor Raul Marques, entram para o rol dos novos livros de literatura infantil. No início deste ano, o autor chegou com novidades em seu acervo de publicações. Através dos livros “A revolução das crianças” (Editora Penalux), ele nos apresenta um tema atual, importante e que pode ser trabalhado desde cedo: a imigração. Enquanto que na obra “O menino que reinventou o mundo” (Editora Letramento/Bubble), Raul usa o filho (João) como inspiração para o personagem principal, que desenvolve brinquedos lúdicos ao usar algo simples e sempre à disposição: a imaginação. As duas publicações foram lançadas no último dia 18 de janeiro, em São José do Rio Preto (SP).

A narrativa do livro “A revolução das crianças” trabalha a importância de incentivar a criança a receber, com humanidade e braços abertos, tanto os colegas que vieram de outros países como os que mudaram de estado, de cidade e até de escola. “Quando as mãos são estendidas sem preconceito, a adaptação é mais simples”. A obra foi ilustrada por Vanessa Alexandre e a edição é da Editora Penalux.

“O menino que reinventou o mundo” foi inspirado em seu filho João Pedro, de 4 anos. Ao observá-lo no dia a dia, Raul notou que as crianças não precisam de grandiosa infraestrutura, com dispendioso custo financeiro, para brincar, aprender e se divertir. As brincadeiras podem e devem contar sempre com apoio da imaginação, da criatividade e do lúdico. O público infantil é bombardeado em todas as plataformas com sucessivos lançamentos de brinquedos, de novas tecnologias e de objetos que, muitas vezes, não acrescentam muita coisa. É possível se divertir de outras formas. João, apresenta, com exemplos práticos do seu cotidiano, como é possível transformar uma meia em bola de futebol, a cortina em esconderijo e um cobertor grande em cabana. O livro tem ilustrações de Felipe Tognoli e foi editada pelo Grupo Editorial Letramento.

Para a obra “A revolução das crianças”, a história foi criada após sucessivas mortes de refugiados na Europa, a vinda de haitianos para o Brasil, em busca de uma vida mais digna, e a morte do garoto Alan Kurdi, no ano de 2015, na Turquia. Já o livro “O menino que reinventou o mundo” narra a jornada de João, um menino esperto, criativo e que enxerga o mundo a sua maneira.

A recepção dos livros tem sido positiva e já foram adotados em três escolas da cidade de São José do Rio Preto. E em resposta a essa aceitação, o autor fez uma ação que lhe comoveu, com a distribuição de 80 exemplares dos seus livros infantis em uma favela do município, chamada de Comunidade da Vila Itália. “Foi um momento ímpar, de incentivar a leitura, de mostrar às crianças a importância das histórias e de usar a literatura para transformar a realidade. Nos livros, tento passar mensagens positivas para os pequenos leitores. As histórias transformam”, destaca ele.

Nascido em São Paulo, capital, Raul Marques hoje vive em São José do Rio Preto (SP). É formado em jornalismo e trabalhou como repórter durante 12 anos. Escreveu mais de 500 reportagens - a maioria focada em contar histórias humanas. Desde 2016, dedica-se aos livros, tendo 15 livros já publicados, entre os quais três são infantis.. Sua produção se divide em duas vertentes: de um lado, há o material autoral, em campos como biografia e literatura infantil; do outro, obras para empresas.

Em dezembro de 2019, lançou o livro “Asa Branca – A biografia”, pela Editora Letramento, sobre o narrador de rodeios Asa Branca, que inovou ao chegar de helicóptero às apresentações, narrar em meio aos animais, apresentar ao público brasileiro o microfone sem fio, dar voz aos peões nas entrevistas, inserir DJ e rock internacional à festa até então exclusivamente sertaneja. A biografia refaz a história do locutor sem qualquer censura, defesa ou julgamento. Até porque, com Asa Branca, não existe meio-termo: sua figura nunca passa incólume.

Os exemplares das obras “A Revolução das Crianças” e “O menino que reinventou o mundo”, estão disponíveis por 35,00 e 34,90, respectivamente, pelos sites das editoras (www.editorapenalux.com.br/loja/infantil/ e www.editoraletramento.com.br). O primeiro conta com 28 páginas e o segundo com 32.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros