Home » , , , , , » Novo livro de poesias de Thássio Ferreira será lançado neste mês no Rio e em São Paulo

Novo livro de poesias de Thássio Ferreira será lançado neste mês no Rio e em São Paulo

Por: J. B. Novare Em: 02/12/2019

Em “agora (depois)”, seu terceiro livro de poesias, o autor Thássio Ferreira desnovela a linha do tempo de uma história de amor, de trás para frente. São 52 poemas que se organizam em duas partes: um “agora (depois)”, instalado após a separação, e o “agora” anterior, do início do relacionamento até sua crise. Dividindo esses dois tempos, um retrato em prosa do momento fatal em que o barco se desamarra do cais. O livro é uma edição da Editora Autografia (selo Bem-te-li) e o primeiro lançamento será no próximo dia 7 de dezembro no Rio de Janeiro (RJ), e posteriormente, no dia 10, em São Paulo (SP). Em ambos os eventos haverá sessão de autógrafos e leitura de poemas. A entrada será livre.

“Cantar o amor é uma predestinação dos poetas. Quando esse mesmo amor acaba (por concluir ou não seu ciclo), o poeta corre o risco de cantar ainda mais – e melhor. No seu terceiro livro, Thassio Ferreira faz mais do que poetizar as dores provocadas pela ruptura de uma relação amorosa. Ele expõe de forma corajosa todo o vazio desse não-lugar que ocupamos quando não mais pertencemos a outrem (e nem quiçá a nós mesmos)”, escreve o poeta Christovam de Chevalier, na orelha do livro.

Entre referências e epígrafes que remetem a Caio Fernando Abreu, Herbert Vianna, Drummond, O Mágico de Oz, Marvin Gaye, Jards Macalé, Tulipa Ruiz, Clarice Lispector e Peninha, o poeta “canta como quem parisse espinhos, sem meias palavras. E, assim, brinda-nos com textos de forte riqueza imagética. Como se o leitor não tivesse nas mãos um livro, mas uma tela sobre a qual são projetadas cenas reais, tamanho o despudor do que é narrado/cantado”, ainda segundo Christovam de Chevalier.

Os poemas do livro “agora (depois)” foram escritos ao longo de quase três anos de relacionamento e um ano depois do término. “A ideia de reuni-los em um livro ocorreu-me como um jeito de lidar com toda a bagagem sentimental que aqueles poemas me causavam”, revela o autor. A obra está há venda por R$ 30,00 pelo site da editora (www.autografia.com.br/produto/agora-depois/), além de ser encontrado também na Patuscada Livraria Bar & Café, e em contato diretamente com o autor pelo facebook, instagram ou pelo e-mail thassioescritor@gmail.com.

Thássio Ferreira nasceu e cresceu na região metropolitana do Rio de Janeiro, e vive na capital há treze anos. Em 2016 publicou o seu primeiro livro de poemas, “(DES)NU(DO)”, pela Editora Ibis Libris; e em 2018 o seu livro “Itinerários” foi o vencedor do I Concurso Literário da Ed. UFPR, que o publicou no mesmo ano. Foi editor-executivo e curador da Revista Philos de Literatura Neolatina de 2017 a 2019, e um dos realizadores da Casa Philos nas Festas Literárias Internacionais de Paratay (FLIP) em 2018 e 2019.

Tem poemas e contos publicados em diversas revistas e antologias, como a Revista Brasileira (nº 94), da Academia Brasileira de Letras, Escamandro — poesia tradução & crítica, Gueto, Ruído Manifesto, Mallarmargens, Germina, Revista Ponto (SESI-SP), Vício Velho, InComunidade (Portugal) e Prêmio VIP de Literatura 2016, 2017 e 2018. O seu conto “Tetris” foi o vencedor do Prêmio Off Flip 2019, e o livro inédito “Cartografias”, finalista do Prêmio Sesc 2017. 

Para o ano de 2020 estará lançando uma coletânea de contos, sob o título “Nunca estivemos no Kansas”. O seu trabalho pode ser acompanhado também na página facebook.com/thassioescritor e no instagram@thassiof.

Os lançamentos agendados para o livro “” acontecerão na Galeria Café (Rua Teixeira de Melo, nº 31, lj E – Ipanema), no Rio, a partir das 16 horas, e na Patuscada – Livraria, bar & café (Rua Luís Murat, n. 40 – Pinheiros), em São Paulo, às 19 horas. A venda física do livro em lojas do Rio de Janeiro ainda está sendo negociada, com previsão de disponibilidade em janeiro de 2020.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros