Home » , , , , » Lançamento múltiplo terá presença do escritor Fábio Mariano, apresentando o seu novo livro, neste sábado (26) em São Paulo

Lançamento múltiplo terá presença do escritor Fábio Mariano, apresentando o seu novo livro, neste sábado (26) em São Paulo

Por: J. B. Novare Em: 22/10/2019

Com a participação de outros autores, o escritor paulista Fábio Mariano lançará o seu mais novo livro, “Habsburgo”, no próximo dia 26 de outubro na Patuscada - Livraria, Bar & Café, em São Paulo (SP), a partir das 19 horas. O livro é uma novela que gira em torno da vida acadêmica e das amizades. Publicado pela Editora Patuá, conta com o prefácio de Whisner Fraga e posfácio de Cláudia T. Alves. O evento de lançamento será múltiplo, pois serão lançados também os livros “Pornografia em extinção”, com poesias de Gabriel Medeiros; “Tudo que morre pede socorro”, romance de Cinthia Kriemler; “Um clitóris encostado na eternidade”, de Matheus Arcaro; e “O número 1 impresso”, da Revista Gueto. A entrada será gratuita e quem comprar um exemplar da Revista Gueto ganhará uma cerveja ou refrigerante, além de um livro de presente.

“Habsburgo” é uma novela que gira em torno da vida acadêmica e das amizades. O narrador recebe uma ligação inesperada de uma velha conhecida, e, ao encontrá-la, precisa reviver e relembrar a sua trajetória acadêmica e profissional, desde o início do curso de História, na universidade em Cartago, até o momento em que ele se encontra. Essa trajetória é indissociável da amizade entre o narrador, Carlos, e o artista plástico Coca Munhoz. É da relação deles, então, que nasce o livro, e das suas histórias paralelas, de como os dois conquistaram suas posições profissionais atuais, e das feridas que ficaram abertas no meio desse caminho.

“Habsburgo” começou com um curso que Fábio Mariano fez como aluno especial na Unicamp sobre a relação entre professores e alunos na literatura. “Eu já tinha meu mestrado, estava trabalhando como professor no Ensino Médio já havia um bom tempo e, ao longo do curso, o discurso do Escola Sem Partido começou a aparecer e ganhar força, e de lá para cá a situação do professor no Brasil só degringolou. Eu queria repensar a Universidade, a relação professor-aluno, a passagem do tempo, já que, em 2017, fazia dez anos que eu havia chegado à Unicamp, e tudo estava tão diferente... Então durante o carnaval de 2018 eu comecei um rascunho, depois de ter passado 2017 lendo muito sobre a relação professor-aluno e fazendo muitas e muitas anotações. O resultado foi a base de Habsburgo, que eu trabalhei ao longo do primeiro semestre de 2018, e depois revisei, revisei, reescrevi...”, revela o autor.

Fábio Mariano nasceu na cidade de São Paulo (SP), mas mora em Campinas desde os dois anos de idade, o que lhe faz ser praticamente campineiro. É formado em Estudos Literários, possui Mestrado em Teoria Literária, e faz especialização em Relações Internacionais, todos pela Unicamp, universidade que está em sua vida desde 2007 e que possui com ela uma ligação muito forte. É professor de literatura no Ensino Médio e em cursinhos, em diferentes escolas da cidade, onde é conhecido pelo apelido de trabalho, Cazé. Publicou o seu primeiro livro de contos, “O Gelo dos Destróieres”, pela Editora Patuá em 2018. Além disso, publicou também contos nas revistas virtuais Arcádia, Mallarmargens e Literatura e Fechadura, e um miniconto na Antologia do Desejo, organizada pela Editora Patuá para a Casa do Desejo na FLIP 2018.

A obra “O Gelo dos Destróieres” é um livro de contos que gira em torno de um conjunto de personagens, e que se passa no meu universo ficcional, uma cidade chamada Cartago - que é claro, é baseada em Campinas, mas é isso: baseada. É outro lugar. Começou como um estudo desses personagens, e eu vou trabalhar mais com eles. Inclusive, o protagonista de Habsburgo aparece ali, mas como secundário.

Depois do lançamento do livro “Habsburgo” do dia 26 de outubro em São Paulo, outro evento está sendo organizado para a cidade de Campinas, com data definida para o dia 10 de novembro no Alma Coliving (Rua Capitão Francisco de Paula, 264 - Cambuí), a partir das 16h. Os exemplares do livro estão em pré-venda pelo site da editora por R$ 38,00, e após o lançamento, também estará na loja da Patuá no UOL e na própria Patuscada (Rua Luís Murat, 40 - Vila Madalena).

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros