Home » , , , , , » Em novo livro infantil Simone Mota aborda a importância de superar preconceitos e padrões de beleza impostos

Em novo livro infantil Simone Mota aborda a importância de superar preconceitos e padrões de beleza impostos

Por: Bookeiro Publish Em: 30/08/2018

A escritora Simone Mota lançará no próximo dia 2 de setembro no Rio, o seu infantil “Que Cabelo É Esse, Bela?”, publicado pela Editora do Brasil e ilustrado por Roberta Nunes. Com 32 páginas, o livro traz uma reflexão sobre a implicância que as pessoas têm com suas madeixas. Com uma narrativa singela, a escritora aborda um tema superatual: a importância de quebrar preconceitos e padrões de beleza impostos. E mais, a importância de descobrir e valorizar o poder da ancestralidade e afirmar-se enquanto indivíduo consciente. O lançamento será a partir das 16 horas na Livraria da Travessa de Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 97 - Loja Sobrado).

Toda vez que chovia, a garotada fazia a festa no quintal da vila onde Bela morava. Ela e os amigos adoravam brincar com a água que caia do céu. Principalmente por um detalhe mágico: com a água da chuva, o cabelo dela começava a brilhar! Mas nem todos se encantavam com o poder de brilho do cabelo da garota. Alguns faziam bullying com a menina, implicavam com aquela cabeleira e gritavam “Corta essa juba!”, “Alisa!”. E Bela começou a se incomodar, ficou triste e preferiu não ter mais tanto brilho. Por que não podia ser quem era? Seria melhor não ter mais aquele poder nos cabelos? Sua mãe lhe explica então a origem daquele brilho, que remontava à tataravó de Bela, uma mulher escravizada. E agora ela tem a escolha de renunciar ou não a esse poder. O que fazer?

“Toda vez que um amigo a alcançava, ela passava as mãos nos cabelos e dividia seu brilho. E rapidamente voltava a brilhar e a correr dos amigos. Quando nenhum deles conseguia pegá-la, Bela balançava a cabeça respingando brilho em todos”, diz um trecho do livro, que custa R$ 43,10 pelo site da editora (https://bit.ly/2LJf3Kx).

Indicado para crianças a partir dos 9 anos, o livro faz parte da coleção Mil e Uma Histórias, que reúne autores renomados, ilustrações encantadoras e narrativas cativantes. As obras dessa série refletem a cultura popular e a infância, mostrando a realidade de um jeito diferente levando o pequeno leitor a pensar sobre suas atitudes e o mundo que o cerca.

Sobre seu novo livro, Simone diz: “Que Cabelo É Esse? é uma frase ecoante na minha vida. E na ignorância de seu sentido, acabei imaginando. O eco reverberou e virou essa história. É difícil saber quando isso aconteceu. As histórias são assim mesmo, existem e escolhem como e quando serão contadas. Eu fui escolhida para contar essa para vocês”.

Formada em Estatística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Simone Mota também cursou dois mestrados, que não chegou a concluir: Engenharia de Petróleo, na Universidade Estadual do Norte Fluminense, e Letras, na Universidade Estácio de Sá. Mas se encontrou mesmo foi escrevendo livros para criança. Estreou nesse ofício em 2011 e já tem nove obras publicadas, seis deles em uma coleção e uma poesia na antologia do Prêmio UFF de Literatura, do qual foi finalista.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros