Home » , , , , , , » Educadores publicam obra que busca novas compreensões da escola e desperta o educador no processo educacional

Educadores publicam obra que busca novas compreensões da escola e desperta o educador no processo educacional

Por: J. B. Novare Em: 06/03/2018

“Escola do Divã” é um lançamento do grupo de educadores formado por Geraldo Peçanha de Almeida, Ademar Pereira, Esther Cris Pereira e Jane Haddad. O livro busca novas compreensões da escola e desperta no educador uma atenção no olhar e no reconhecer da sua implicação no processo de educar. A publicação é da Wak Editora com 300 páginas e terá o seu lançamento no mês de abril, em Curitiba/PR. 

A obra surgiu a partir da experiência na educação de filhos, experiência com análise pessoal e com a formação constante em psicanálise, assim como da escuta em consultórios e na sociedade e, sobretudo, na experiência com a escuta de educadores em “sofrimento” e se realizando e sentindo prazer no trabalho e na contribuição para um mundo melhor. “Como autores, não temos intenção nenhuma em transformar as escolas em consultórios; muito pelo contrário, nossa intenção é a de ESCUTAR a angústia dos agentes que lá estão inseridos, já que acreditamos que isso é um sinal de estarmos vivos e que nos move a buscar outras formas de sobrevivência frente ao mundo contemporâneo”, destacam os autores.

Os quatro educadores foram inspirados em um diálogo para buscar novas compreensões da escola. Juntos, eles somam mais de 100 anos de experiência educacional. A essa grande experiência, somam-se ainda outras com gestão educacional, experiências em psicopedagogia, em alfabetização, em trabalhos internacionais, em escolas públicas e privadas do Brasil e de outros países, como África, Cuba, Portugal, Inglaterra e Itália. Além de visitas para conhecer os sistemas educacionais do Chile, Finlândia, Austrália, Nova Zelândia, Rússia, Dinamarca, China, Alemanha, Coreia e Estados Unidos.

Um dos seus objetivos na tessitura do livro, é levar cada sujeito a ver e reconhecer sua implicação no processo de educar, considerando suas impossibilidades, como advertiu Freud: “Educar é uma das profissões impossíveis”. Como educadores, eles insistem em desafiar e contextualizar a educação, colocando-se em contínuo aprendizado do perguntar, do questionar e do refletir. “Nessa tessitura de ir e vir, que juntos vamos tecendo nossos diálogos, sempre atentos a não emitir juízo de valor, embora em alguns momentos acabaremos emitindo”, citam.

“Há exatamente cinco anos eu tive a ideia do título e do livro, dai comecei sozinho, porém o livro não continuou e parei. Quatro anos depois encontrei uma amiga, também psicanalista, e fiz o convite para ela me acompanhar na jornada. Ela aceitou, e na sequência fizemos dois outros convites e juntos, nós quatro, finalizamos o livro. Ao todo, somos quatro autores desta obra”, cita o autor Geraldo Peçanha de Almeida. Os quatro, somam juntos, mais de 100 livros já publicados.

O idealizador da obra, Prof. Dr. Geraldo Peçanha de Almeida é psicanalista pela Sociedade Internacional de Psicanálise de São Paulo. É pedagogo e psicopedagogo pela UNESP-SP. Formando em Letras, Mestre e doutor em Literária pela Universidade Federal do Paraná e é autor de mais de 50 livros, entre infantis, livros para educadores e livros para pais. O autor possui trabalhos internacionais na Alemanha, Itália e Bolívia. Implantou na África, em Moçambique, um Programa de Leitura e escrita. Fez estudos de aperfeiçoamento em Educação Especial em Cuba, em 2017, e tem 25 anos de experiência em educação de crianças e jovens em todos os Estados do Brasil.

“Escola do Divã” será lançado no dia 24 de abril na Livraria Curitiba do Shopping Paladium (Av. Pres. Kennedy, 4121 - Portão), a partir das 19 horas, com entrada livre. Os exemplares da obra já podem ser adquiridos pelo link www.wakeditora.com.br e em livrarias de todo o Brasil por R$ 43,00. A obra é ideal para professores, educadores, mantenedores, terapeutas e o público em geral interessado no tema.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros