Home » , , , , , » Canções de Zeca Baleiro ganham destaque em novo livro da autora carioca Érica Aragão Monteiro

Canções de Zeca Baleiro ganham destaque em novo livro da autora carioca Érica Aragão Monteiro

Por: J. B. Novare Em: 02/08/2017

A autora carioca Érica Aragão Monteiro acaba de lançar o seu mais novo livro. Desta vez ela traz a obra “Baladas do Asfalto - O Homem Urbano e As Cidades Em Canções de Zeca Baleiro”, com referência a canções do músico maranhense, como: "Vai de Madureira", “O Hacker”, "Balada do Asfalto", e "Datena da Raça". Onde, de forma clara e com análises interdisciplinares, a autora mergulha nos sons e na poética das cidades e dos homens urbanos. O livro é uma publicação da Editora Multifoco e deve está disponível nas principais livrarias e no site da publicadora.

“Baladas do Asfalto - O Homem Urbano e As Cidades Em Canções de Zeca Baleiro” é um livro que aborda as representações dos homens e das cidades em canções do músico Zeca Baleiro, principalmente dos álbuns “O Coração do Homem Bomba Vol. 1 e 2” e “Baladas do Asfalto e Outros Blues”. O livro é uma obra para provocar os sentidos e a razão. Um estudo que pode interessar amantes das letras, da música ou os observadores dos espaços urbanos, do homem que nele vive e da sua complexidade. Depois de lê-lo, a escuta para canção não será mais a mesma. Depois de ouvi-las, o leitor será capaz de criar novos sentidos para elas, para si mesmo e para as cidades.

O livro é fruto da dissertação de mestrado e foi adaptado para uma linguagem mais simples e direta com o público alvo.  “A ideia surgiu diante da paixão pela música e a nossa cultura, tentando então trazer uma reflexão que perpasse as características e interpretação da cultura urbana em seus diversos aspectos, representadas nas canções de Zeca Baleiro, apresentando a temática das cidades e dos homens urbanos”, diz a autora. 

Érica Aragão Monteiro é professora na área de Letras e Humanidades na Universidade Unigranrio. É graduada em Letras (Português/Literaturas) pela UFRJ, Psicopedagoga e Mestre em Humanidades, Culturas e Artes (UNIGRANRIO). Desde criança enveredou pela escrita, principalmente pelos poemas e crônicas. Em 2013, participou da coletânea de poemas "Ser Poeta" pela Editora Edital, em parceria com mais cinco poetas cariocas (Caio Laranjeira, Túlio Villaça, Marlos Drummond, Cirlene Fernandes e Elisa Gaivota). Na vida acadêmica, busca um olhar interdisciplinar que tente, de fato, conjugar a vida e a palavra em sua beleza e complexidade. A palavra para ela é silêncio e grito. É o seu sustento, e ao mesmo tempo, o seu passatempo.

“Baladas do Asfalto - O Homem Urbano e As Cidades Em Canções de Zeca Baleiro” será lançado nesta sexta-feira, dia 4 de agosto, no Espaço Bistrô Multifoco (Avenida Men de Sá, 126, Lapa), a partir das 18 horas, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Outra sessão de lançamento está prevista para acontecer na Universidade Unigranrio, com data ainda não confirmada.

1 Comentários:

pesquisar

Nossos Parceiros