Home » , , , , , , » IV Feira Literária Capixaba começa nesta quarta em Vitória-ES

IV Feira Literária Capixaba começa nesta quarta em Vitória-ES

Por: J. B. Novare Em: 15/05/2017

Organizado pela Academia Feminina Espírito-santense de Letras - AFESL, Academia Espírito-santense de Letras - AEL, e o Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo – IHGES, a 4ª edição da Feira Literária Capixaba (Flic-ES) terá cinco dias de duração. Iniciando nesta quarta-feira, dia 17, e encerrando no dia 21 de maio. O evento acontecerá na Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Campus Goiabeiras (Av. Fernando Ferrari, 514) em Vitória-ES.

Durante a feira,  haverá grupos de animação, grupo de dança, apresentação da banda da Polícia Militar do Espírito Santo e do Exército, concursos literários e premiações. Além de mesas redondas, lançamentos de livros, palestras, encontros com escritores, contações de histórias, oficinas artísticas e recreativas para as crianças. Também haverá apresentação de peças de teatro, shows musicais, saraus, declamações de poemas, exposição de obras de arte, e apresentação de vídeos.

A 4ª Flic-ES busca integrar e valorizar a literatura e as demais expressões artísticas produzidas no Espírito Santo para um público diversificado, crianças, jovens e adultos. Todas as atividades procuram despertar o interesse pela leitura e pela prática da produção escrita, para isso se incluem palestras com escritores locais e com profissionais ligados ao trabalho de incentivo à leitura e bate papo com escritores capixabas e exposição de livros de autores capixabas ou residentes no estado. 

Com uma expectativa para receber cerca de 10.000 visitantes, a feira será aberta ao público e terá toda a sua programação cultural e literária gratuita. Serão montados estandes para comercialização dos livros dos autores, com exposição de maquetes, livros e jogos em braile, também de autores capixabas ou residentes no Espírito Santo. Igualmente importante será o  Concurso literário e os Saraus Litero-Musicais.

Com o evento, este ano os organizadores estão contando com a participação de 40 municípios capixabas, além dos que já participaram na III Pré Flic-2016: Afonso Claudio, Anchieta, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Domingos Martins, Guaçui, Guarapari, Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, Iúna, Iupi, Linhares, Marataízes, Marechal Floriano, Muqui, Santa Teresa, São José do Calçado, São Mateus, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

Nesta edição, a feira homenageia a historiadora capixaba, Maria Stella de Novaes, que deixou extensa obra, entre estudos publicados e inéditos, entre eles: Os Moluscos nas suas relações com a Geologia; O Carmo; Um Bispo Missionário (Dom Fernando de Souza Monteiro), Relicário de um Povo. Maria Stella de Novaes nasceu no dia 13 de Agosto de 1894 na cidade de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. Estudou no Colégio Nossa Senhora da Penha, em Cachoeiro de Itapemirim (ES) e no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Vitória (ES). Fez cursos de pintura, piano, violino, francês, inglês, italiano, pedagogia, filosofia e liturgia. Foi professora de desenho, caligrafia, ciências naturais e história natural. Representou o estado do Espírito Santo em diversos congressos e recebeu prêmios e condecorações além de diversos diplomas acadêmicos. Foi membro de diversas instituições culturais como o Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e uma das fundadoras da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras. Publicou livros sobre botânica, pedagogia, história, folclore e literatura. Maria Stella faleceu em 1981, deixando uma vasta lista de obras publicadas, dentre elas: Os Moluscos nas suas relações com a Geologia; O Carmo; Um Bispo Missionário (Dom Fernando de Souza Monteiro), premiado na Academia Brasileira de Letras (1952); Os Holandeses no Espírito Santo (História e Folclore), 1954; A Vila Velha e a Vila Nova do Espírito Santo (História), (1956); A mulher na Capitania do Espírito Santo (1957); O Teatro no Espírito Santo (História e Folclore); O Presidente Jerônimo de Souza Monteiro (1960); A Escravidão e a Abolição do Espírito Santo (prêmio lítero-científico da Assembleia Legislativa do ES), (1963); Lendas Capixabas (1969); entre outros.

Para saber mais sobre a feira ou conferir a programação completa e detalhada de cada dia, basta acessar a página oficial da feira em www.sites.google.com/view/flc-es/p%C3%A1gina-inicial ou entrar em contato pelos e-mails esteroli@terra.com.br e suzidoc@hotmail.com ou pelos telefones 3223-9602, 99963-2613 e 99995-4779, usando o DDD 27.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros