Home » , , , , , , » “Ilumina” é o mais novo livro infantil da autora portuguesa Rita Correia

“Ilumina” é o mais novo livro infantil da autora portuguesa Rita Correia

Por: J. B. Novare Em: 23/05/2017

Publicado de forma independente, “Ilumina” é o mais novo trabalho da autora e ilustradora portuguesa Rita Correia. O livro reúne aproximadamente cerca de 32 páginas e é dedicado especialmente ao público infantil, não descartando a leitura por outras pessoas com coração de criança e os amantes de álbuns ilustrados. O lançamento oficial ocorrerá neste sábado (27), às 16 horas (Lisboa), na Biblioteca Municipal de Cascais, em São Domingos de Rana, Portugal.

“Um livro de capa preta pode assustar. Pode, mas não quando é explorado por miúdos corajosos que não têm medo de se lançar nesta aventura. Ilumina é o título deste novo livro, e é exatamente isso - um verbo que incentiva à ação. Mas como? Lanternas sem pilhas, telemóveis descarregados, velas sem fósforos... Mas a resposta é mais simples do que se imagina! Porque a magia dos livros torna-se possível sempre que se junta com a magia de quem os lê. E agora?! Quem se atreve a entrar num livro tão escuro... e iluminá-lo?”, texto de apresentação da obra, que está à venda por 11,50 euros na pagina da autora na internet (www.ilumina-livro.blogspot.pt), inclusive com envios para o Brasil.

O livro é o resultado da experiência vivida por Rita, junto de milhares de crianças em escolas de Portugal, ao longo dos últimos 5 anos, desde a publicação do seu primeiro livro independente “Um Livro Para Ti”, este sobre partilha, e do segundo “O Meu Nome É...”, sobre esperança, publicado em 2014. Com isso o projeto foi-se formando lentamente, baseado nessa enriquecedora experiência junto da comunidade escolar.

“Tinha muitas ideias espalhadas por cadernos e folhas perdidas, mas que simplesmente não tinham a cola certa que as conseguisse juntar. Foi apenas durante o último semestre de 2016 que, lentamente, o livro foi ganhando forma. Por incrível que pareça, o dramático e inesperado resultado eleitoral nos Estados Unidos desbloqueou o que faltava, e a cola necessária para ligar todos os bocadinhos perdidos estava encontrada. Inspirou-me o facto de achar que era preciso mostrar possíveis caminhos e soluções para tantos cenários escuros. E que de mãos dadas com as crianças do livro, descobrimos que afinal podemos vencer o medo e o escuro com as nossas melhores atitudes perante o problema. E assim, surgiu a ideia deste livro de capa preta, que acaba iluminado”, revela a autora.

Rita Correia nasceu em Portugal em 1977, e atualmente mora na capital Lisboa. Trabalha profissionalmente como ilustradora desde 1999, mas costuma dizer que é desenhista desde que conseguiu segurar num lápis e lhe deram papel para desenhar. Trabalhou em inúmeros projetos de ilustração, principalmente destinados ao público infantil. Mas foi em 2012 que ela aventurou-se pela primeira vez na concepção de um livro por completo – escrita, design, ilustração e em auto-edição. “Os meus filhos são a minha grande inspiração, e foi quando ambos nasceram que comecei a ter os meus melhores e maiores momentos de criatividade”, diz ela.

“Tal como Mia Couto tão bem o disse: Há quem tenha medo... que o medo acabe! Pois este é o livro com a intenção clara de mostrar que o medo (esse que intencionalmente tanto nos querem impingir) nunca vencerá, desde que o leitor esteja disposto a levá-lo até ao fim, e ir para além das suas próprias páginas. A solução estará sempre em qualquer um de nós, e na nossa capacidade de consegui-la transmitir às crianças que nos estão próximas”, cita a autora. “Mas será um livro destinado aos miúdos? Sim e não. Tal como os anteriores, este livro não vive sozinho nas mãos de uma criança. Vive em conjunto, em discussão saudável em família. Apela à ação do leitor, do ouvinte, da criança e do adulto juntos. Poderia pensar-se: Que pena, existir todo este negro! Mas é precisamente por ele existir que temos possibilidade de nos tornarmos mais fortes, mais ágeis e muito mais corajosos”, conclui.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros