Home » , , , , , , » 3ª edição do “Poesia Na Praça”, em Balneário Camboriú (SC), trará homengem ao poeta Manoel de Barros

3ª edição do “Poesia Na Praça”, em Balneário Camboriú (SC), trará homengem ao poeta Manoel de Barros

Por: J. B. Novare Em: 31/03/2017

Organizado pelo grupo Roda Literária, o III Poesia Na Praça, estará homenageando o poeta mato-grossense Manoel de Barros. O evento ocorrerá no dia 1º de abril (sábado), a partir das 10:30h na Praça da Cultura, localizada na Avenida da Lagoa (atrás do Atlântico Shopping e ao lado do posto da Guarda Municipal) em  Balneário Camboriú, Santa Catarina. Será aberto aos apreciadores de poesia de todas as idades, com entrada livre e sem pagamento de taxa.

O “III Poesia Na Praça” visa consolidar a poesia como parte do calendário de eventos culturais da cidade de Balneário Camboriú. Através da declamação da poesia, a socialização do talento presente nos textos poéticos de escritores locais, regionais, de renome nacional e universal; como também para contribuir com a humanização da cidade através de atividades voltas à sensibilidade, criatividade, escuta (recital) e respeito às formas singulares de expressão e interpretação de cada cidadão. 

O  evento, promovido a cada dois meses, busca prestigiar em cada edição um poeta. Para o primeiro encontro foram selecionados os trabalhos dos mais diversos poetas brasileiros. Em sua segunda edição, foi reconhecida a importância de nomear cada evento com um poeta, e desta forma, propiciar oportunidade à população de conhecer mais profundamente a obra do escritor homenageado. E neste formato, Cecília Meirelles foi a escolhida pela sua obra, história de vida, por ser uma educadora e ser mulher. Desta vez, o homenageado será o poeta das miudezas, Manoel de Barros, escolhido pela sua obra e por está fora do eixo Rio-São Paulo, como a roda literária se encontra. E para o decorrer deste ano, o grupo objetiva ainda oferecer à comunidade: Contação de Histórias, Oficina de Textos e trabalhos envolvendo fotografia e poesia.

A Roda Literária é constituída por um grupo de profissionais das mais diversas áreas, amantes dos livros, da literatura e da poesia. E tem como desejo, trocar vivências literárias, assim como, promover eventos culturais para a população de Balneário Camboriú (SC). O grupo iniciou suas atividades em abril de 2016, e os encontros internos ocorrem mensalmente, quando apontamentos, estudos, reflexões, apreciações a respeito de uma obra ou autor, previamente escolhida e estudada durante o mês, são partilhadas e enriquecidas. Incluindo também os escritores ou lugares citados em obras literárias.

O grupo busca incendiar a alma da população de Balneário Camboriú com a poesia e o desejo de ocupar o espaço público através da arte, possibilitando a descoberta da literatura e os possíveis encontros com o aquilo que é mais humano em nós, a “necessidade do outro”. Os eventos organizados pelo grupo, não possuem patrocínios ou recursos incentivados por leis de incentivo fiscal. No entanto, conta com a importante parceria e o apoio da Santo  Livro - Livraria BookStore.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros