Home » , , , , , , » Renomada escritora paulista, Cristina Porto, lança neste domingo o seu mais novo livro infantil em Tietê-SP

Renomada escritora paulista, Cristina Porto, lança neste domingo o seu mais novo livro infantil em Tietê-SP

Por: J. B. Novare Em: 28/01/2017


“Caderno Alado: A Passarada do Infinito Em Prosa E Verso” é o mais novo livro infantil da escritora paulista Cristina Porto. A obra, que é ilustrada pela própria autora, será lançada neste domingo, dia 29 de janeiro no coreto da Praça Dr. Elias (Praça da Matriz) na cidade de Tietê em São Paulo. A sessão de autógrafos e conversa com Cristina será a partir das 11h, logo após a missa das 10h, com banda e música ao vivo.

O livro conta a história de 12 passarinhos que vão visitá-la em sua casa - onde nasceu e para onde voltou a morar anos depois -, no bairro do Infinito, em Tietê: o bem-te-vi, o canário-da-terra-verdadeiro, a garça-branca-pequena, o joão-de-barro, o pardal, o periquitão-maracanã, o pica-pau-do-campo, a pipira-vermelha, o sabiá-laranjeira, a saíra-amarela, o sanhaçu-cinzento e o tico-tico. Para cada uma das aves, há um texto com as informações principais sobre elas (características físicas, hábitos, onde aparecem, dados biológicos, curiosidades). Tudo isso em linguagem divertida, apaixonada e sintonizada com a curiosidade infantil.

“Caderno Alado” é um título que agradará às crianças de todas as idades, tendo tanto função informativa e escolar, como lúdica e também prática, de manual: são passarinhos que podem ser facilmente avistados não só no campo, mas também nas cidades. O livro em mãos ajudará em sua identificação.

O livro, que conta com uma colagem feita por Cristina Porto e ilustrações realistas do ilustrador Ricardo Costa, é voltado para crianças com idade a partir dos 7 anos. O que não impede que a leitura também seja recomendada para crianças com idade menores, que realizem a leitura dos textos e imagens compartilhada com um adulto. Foi publicado pela Edições Barbatana, possui 64 páginas e está à venda por R$ 38,00. Mais informações sobre a obra, a autora ou sua agenda literária, podem ser obtidas com Tatiana Bandeira pelo telefone (11) 97665 4177.

Cristina Porto é paulista natural de Tietê. Formou-se em Letras, pela Universidade de São Paulo. E desde o começo de sua carreira profissional, em 1971, sempre esteve ligada à criança: como professora de alfabetização, durante sete anos, em uma escola municipal da periferia de São Paulo; depois, como funcionária da Editora Abril, no departamento de publicações infanto-juvenis, onde trabalhou para as revistas Recreio, Alegria e Corujoca, como colaboradora e editora; a partir de 1980, como escritora, estreando com o livro “Se, será, Serafina?”, editado pela Ática. Entre 1981 e 1983, participou, como coordenadora geral, do projeto “Taba: histórias e músicas brasileiras”, criado e editado por Sonia Robatto e a equipe do studio que levava seu nome. Depois disso, passou a dedicar-se exclusivamente à literatura. Tem hoje, mais de 50 livros publicados por várias editoras, dentre os quais, os premiados “Serafina E A Criança Que Trabalha” (Melhor Livro Infantil Informativo, em 1996); e “O Diário Escondido De Serafina” (Melhor Livro Infantil, em 1997), ambos publicados pela Editora Ática.

“Você entende o ‘passarinhês’? Enquanto a menina Cristina Porto se balançava numa rede, em Tietê, fazia, sem perceber, um curso de tradução e interpretação da linguagem dos pássaros. Ao longo dos anos ela foi se aprimorando na observação - olhos e ouvidos atentos - para nos traduzir, em palavras e colagens, neste livro, o que talvez o poeta Gonçalves Dias quis dizer com seu famoso verso: “Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá, as aves que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá”.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros