Home » , , , , , » Livro técnico “A Bolívia No Século XXI” será relançado hoje em Brasília

Livro técnico “A Bolívia No Século XXI” será relançado hoje em Brasília

Por: J. B. Novare Em: 31/01/2017

“A Bolívia No Século XXI - Estado Plurinacional, Mudança de Elites e (Pluri)Nacionalismo” é uma obra conjunta dos professores universitários Clayton M. Cunha Filho e João Paulo Saraiva L. Viana, lançada em junho de 2016 em Fortaleza, e que será relançada hoje (31) na Embaixada do Estado Plurinacional da Bolívia em Brasília (SES Quadra 809, Lote 34, Asa Sul), a partir das 19 horas e 30 minutos. O evento contará ainda com palestra, bate-papo e sessão de autógrafos com os autores.

A obra é o resultado de várias pesquisas sobre a política boliviana, desde o mestrado dos autores. “Quando estava na reta final do doutorado surgiu a ideia de organizar esse livro junto a meu colega João Paulo, professor da Univ. Federal de Rondônia e que também havia estudado Bolívia”, diz Clayton. “Este é o primeiro livro que organizo, anteriormente apenas havia publicado capítulos em outras coletâneas”, conclui ele.

Na introdução do livro, destaca-se: A Bolívia exibe uma das experiências mais instigantes deste começo de século. Uma crise orgânica pôs em xeque o experimento político, social e econômico neoliberal testado nas décadas anteriores, ao mesmo tempo em que pareceu ameaçar elementos bem mais longevos, heranças de um passado colonial e de uma sociedade abigarrada (nos dizeres do intelectual marxista René Zavaleta). Como resposta a essa crise, emergiu um movimento contra-hegemônico que levou o primeiro indígena ao poder numa sociedade de maioria indígena e que procurou refundar o país por meio da adoção de um Estado Plurinacional, de um novo sistema político e de novas perspectivas econômicas. Questões essenciais para a compreensão da Bolívia contemporânea são analisadas: o Estado Plurinacional, a reemergência das identidades étnicas, as relações entre o nacional-popular e o indigenismo, as reflexões do Grupo Comuna, as abordagens sobre o Viver Bem, os projetos econômicos do “capitalismo andino” e do “socialismo comunitário”.

O livro de Ciências Sociais reúne 314 páginas, foi publicado pela editora Appris (Curitiba) e pode ser encontrado em livrarias populares e no site http://editoraappris.com.br/produto/a-bolivia-no-seculo-xxi-estado-plurinacional-mudanca-de-elites-e-pluri-nacionalismo por R$ 56,00.

Clayton M. Cunha Filho reside em Fortaleza, é professor do Departamento de Ciências Sociais  da Universidade Federal do Ciará (UFC), pesquisador do Observatório Político Sul-Americano (OPSA/IESP-UERJ) e doutor em Ciência Política pelo IESP-UERJ. João Paulo Saraiva Leão Viana é professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), doutorando em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e analista político do blog Legis-Ativo do portal Estadão.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros

Publicidade/Livraria Parceira