O jornalista Jadir Souza lançou em outubro do ano passado seu primeiro livro, intitulado “Santas Sem Igreja: a devoção à Maria e Augustinha no interior da Bahia”. O evento, com sessão de autógrafos, aconteceu no dia 31 de outubro, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro (BA). A obra, que resulta de cinco anos de pesquisa, narra as histórias de fé em torno das irmãs Maria e Augustinha, conhecidas como “Santas Caririzeiras”, mesmo sem o reconhecimento oficial da Igreja Católica.
O livro, publicado pela Editora Vecchio, apresenta relatos de fiéis que, todos os anos no dia 2 de novembro, se reúnem na capela dedicada às irmãs no povoado Poções, em Juazeiro. O povo credita à elas diversos fatos considerados milagrosos. Mesmo sem o reconhecimento da Igreja Católica, a festa em homenagem às Santas reúne centenas de sertanejos de várias cidades da região.
“Santas Sem Igreja” tenta reconstruir os passos que trouxeram as irmãs Maria e Augustinha do Ceará até à Bahia, e narra histórias impressionantes de fé e devoção, como a de um homem que arrastou uma cruz de 20 quilos por mais de 70 quilômetros em agradecimento a uma benção alcançada através das Santas.
A publicação do livro foi possível graças ao apoio da Lei Paulo Gustavo - Bahia, que visa apoiar o setor cultural no estado. Os exemplares da obra foram doados a escolas, universidades e bibliotecas da região, ampliando o acesso das comunidades locais à história das Santas.
O autor já expressou em eventos e entrevistas sua satisfação em poder compartilhar essas histórias tão importantes para a comunidade de Juazeiro. E enfatizou que a obra não busca uma verdade única, mas sim registrar a fé das pessoas em Maria e Augustinha, quais ainda são desconhecidas por muitos.
Jadir Souza é o pseudônimo de Jadnaelson da Silva Souza, nascido em Juazeiro (BA) no dia 11 de julho de 1990. É formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Uneb (2013) e possui o título de Mestre em Educação pela mesma instituição (2023). Além disso, possui Especialização em Assessoria de Comunicação pela Facape (2015). Já atuou como fiscal agropecuário na Adagro (2008-2013), na TV Grande Rio, afiliada à Rede Globo (2013-2016), e como jornalista na UFRN (2016-2019) e no IFPE (2019-2020). Atualmente, é jornalista no Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE).