DESTAQUE

Dissertação vencedora do 19º prêmio FAPEMA 2024 é publicada em livro, celebrando legado de Josué Montello

Em uma conquista marcante para a pesquisa acadêmica e a literatura maranhense, a dissertação muito aguardada e agora adaptada em livro com o...

Romance de estreia da escritora Tereza Andrade explora memórias e desafios do Médio Vale do Paranapanema


A ser lançado no próximo dia 11 de dezembro, o livro “A cidade das aves” é a primeira obra publicada da escritora e publisher paulista Tereza Andrade. Com cerca de 432 páginas, e edição da Lamparina Editora, o livro é um romance que usa como pano de fundo a região do Médio Vale do Paranapanema, em São Paulo, e traz Nefa e Bento como personagens principais na trama. O seu evento de lançamento acontecerá a partir das 18 horas na Alento Livraria, no Rio de  Janeiro (RJ).

“A cidade das aves” é um romance que se passa no Médio Vale do Paranapanema, no extremo sudoeste do estado de São Paulo, e retrata a vida da etnia local, os Kaingang, e daqueles que reocuparam o lugar após o genocídio. A obra vai além de um romance, é uma memória geográfica, pessoal, familiar,  histórica, social, cultural e humana.

A devastação ambiental, o comércio de madeira, animais, pedras preciosas e a Estrada de Ferro Sorocabana, as usinas hidrelétricas, os canaviais, tudo isso serviu como pano de fundo para o romance, que se desenrola em torno de Nefa e Bento, no sitiozinho do Taquaruçu. Seus sonhos, desejos, filhos, parentes e amigos se contrastam na terra vermelha.

Segundo a autora, “A cidade das aves” é um livro que surgiu a partir da necessidade de entender um pouco sobre a região do Médio Vale do Paranapanema, e dos seus habitantes ao longo da sua história. E como resultado, a obra acaba fazendo um apanhado histórico a cerca da etnia Kaingang, dos mineiros, portugueses, italianos, espanhóis e dos árabes, que reocuparam o lugar após sua exploração, que lhe trouxe um forte desequilíbrio agroambiental.


A obra foi composta na fonte tipográfica “Sabiá”, criada por Fernando Rodrigues, e que está sendo usada pela primeira vez em um livro. O projeto gráfico (miolo e capa) também é de sua autoria. “Título e autoria foram desenhados, recortados à mão e fotografados.  Usamos papel Kraft na capa e dois pantones”, revela Tereza Andrade.


Tereza Andrade é paulista, nascida no Médio Vale do Paranapanema em 1958, e radicada no Rio de Janeiro desde 1986. É graduada em Direito e trabalha com livros desde os seus 16 anos, tendo passado por vários segmentos do setor editorial, como produção, gráfica, acabamento e expedição. Foi livreira por alguns anos e em 2004 fundou a Lamparina Editora. A obra “A cidade das aves” é seu primeiro livro publicado e já está disponível em algumas livrarias físicas e online, bem como
na Amazon Brasil, por cerca de R$ 85,00 a edição brochura.

Mais Notícias

Carregando mais notícias...

Mais Lidas