De uma parceria entre os autores de literatura infantojuvenil André Luís Oliveira e Rita de Fitas, surge a obra “Ainda acordado?”. Um livro publicado pela Quase Oito Editora e que narra a história do garotinho Júlio e o seu amigo Urso, que com insônia, saem pela noite em busca do tal “sono”. O lançamento da obra acontecerá na próxima quarta-feira, 4 de dezembro, a partir das 19h no Colégio Pequeno Príncipe, em Bonfim Paulista, distrito de Ribeirão Preto.
Com desenhos do ilustrador Lucas Busatto, “Ainda acordado?”, traz o pequeno Júlio como um menino que, com insônia, sai à procura do sono. Guiado nessa aventura noturna pela coruja e pelo seu amigo Urso, eles procuram uma resposta: será que os animais que dormem bem têm algum segredo para pegar no sono facilmente?
“Escrever a quatro mãos é muito estimulante, uma boa ideia sempre pode ser amplificada e ganhar novos contornos, sobretudo, em parcerias com amigos talentosos e criativos, como a Rita”, diz o escritor André Luís Oliveira.
A obra aborda um tema super atual: a falta de sono. Contudo, o autor brinca e adverte: “Não é um livro de autoajuda, trata-se de uma divertida fábula que conta a saga do menino Júlio e seu amigo urso buscando o sono em uma aventura noturna recheada de personagens interessantes como a formiga que resolve tirar um cochilo no meio do trabalho, um pirilampo estressado com o piscar incessante de sua lâmpada traseira ou mesmo girafas que quase não dormem por conta do perigo sempre a espreita. É, foi se o tempo em que contar ovelhinhas trazia o sono bem depressa”, finaliza o autor.
“A parceria literária nasceu do nosso encontro na feira do livro de Ribeirão Preto de 2022. Na nossa prosa literária, André me contou que andava com muito sono, mas com dificuldade para dormir. As trocas de ideias começaram quando surgiram algumas dúvidas: Será que os animais dormem com facilidade? Como será que eles dormem? Partimos dessas perguntas para escrevermos um livro sobre uma aventura noturna, cheia de respostas inusitadas encontradas por Júlio, seu amigo ursinho na companhia da sabia coruja. E você dorme facilmente? O que te ajuda a dormir rapidamente e bem?”, revelou a autora Rita de Fitas, em uma entrevista recente.
“A reciprocidade na honraria e alegria também é minha querida Rita. Nossa parceria me inspira a escrever, escrever, escrever... e ver o nosso trabalho no traço e cores do artista Lucas Busatto”, escreveu André em um comentário no Instagram.
André Luís Oliveira é Pedagogo, com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Claretianas e EPSBA (Escuela Psicopedagógica de Buenos Aires). Foi docente dos cursos de Pedagogia e Fonoaudiologia na UNIFRAN (Universidade de Franca) entre 1998 e 2003. Atuou como psicopedagogo na Fundação Síndrome de Down (Campinas) em 1997. Desde 2001, desenvolve projetos como psicopedagogo institucional no Colégio Pequeno Príncipe, em Ribeirão Preto/SP, onde também é diretor. Ministra palestras e oficinas para professores de Educação Infantil e séries iniciais, além de participar de feiras de livros e visitar escolas onde os seus livros são adotados. É autor de 32 livros para o público InfantoJuvenil, entre eles, “Bichos Diversos” (Paulus), “Rodopiando Poesia”( Estrela Cultural), “ O Pequeno Baobá( Paulus Editora), entre outros. Em 2007, criou o JOGO DA ACESSIBILIDADE – Ministério da Educação (MEC0, utilizado nos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.
Rita de Cassia Soares de Oliveira Sannazzaro Pereira, ou Rita de Fitas, nasceu em Itamogi/MG e hoje reside em Ribeirão Preto/SP, desde criança. Foi professora de Arte por mais de 30 anos, na rede particular de ensino e na Universidade, cujo curso de Educação Artística ofereceu a oportunidade de ser coordenadora. A sua técnica preferida é a aquarela e o origami – este responsável por lhe proporcionar exposições e oficinas para crianças, jovens, adultos, professores e interessados pelo tema. Porém, foi ao dar escuta as falas genuínas das crianças e ao se sensibilizar com a poética das palavras proferidas, que surgiu a escrita textual da autora infantojuvenil. A admiração pelo processo de criação na infância foi o norte disparador para o seu imaginário florescer nas suas histórias. Atualmente se dedica a literatura e a cultura. Como autora independente publicou dois livros infantojuvenis: “O rinoceronte resfriado” (2022) e “A floresta sem chão” (2022).
Lucas Sartorato Busatto é formado em Design Gráfico pela Unesp de Bauru e especialista em ilustração infantojuvenil pela EINA de Barcelona/ Espanha. Já ilustrou diversos livros, dentre eles “O Pequeno Baobá”, em parceria com André Luis Oliveira (Editora Paulus), que foi finalista do Prêmio Literário Flipoços, em 2021. Atualmente vive em Ribeirão Preto/SP, onde ilustra livros infantis e didáticos, produz para a série de desenhos animados “Turma do Folclore”, além de ministrar aulas e oficinas de desenho para crianças.