Home » , , , , » Em pesquisa inédita, 16% da população brasileira afirma ter comprado ao menos um livro no último ano

Em pesquisa inédita, 16% da população brasileira afirma ter comprado ao menos um livro no último ano

Por: Bookeiro Publish Em: 07/12/2023


Uma pesquisa inédita divulgada nesta quinta (7), encomendada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e feita pela Nielsen BookData, traz o  “Panorama do Consumo de Livros” pelos brasileiros. Segundo os dados levantados, cerca de 16% da população afirma ter comprado ao menos um livro nos últimos 12 meses, enquanto 84% diz não ter comprado nenhum nesse período. Para a maioria dessas pessoas, o hábito de leitura é uma atividade importante, porém o preço, a ausência de lojas físicas e a falta de tempo são fatores que desmotivam a compra de livros.

Esta é a primeira edição deste estudo que tem por objetivo traçar o perfil e hábitos de compra dos consumidores de livros. E servirá como uma nova ferramenta para auxiliar a tomada de decisão de editoras, livrarias e demais agentes da cadeia produtiva do livro.

O estudo analisou o comportamento de compra de livros no Brasil através de uma metodologia rigorosa, envolvendo 16 mil entrevistas com pessoas maiores de 18 anos, cobrindo todas as regiões (Sudeste, Sul, Norte, Nordeste, Centro-Oeste) e estratos socioeconômicos (A, B, C, DE). O estudo, realizado entre 23 e 31 de outubro de 2023, incluiu tanto compradores quanto não compradores de livros, garantindo uma ampla representatividade com uma margem de erro de apenas 0,8% e um nível de confiança de 95%.

Dos dados levantados, entre as categorias de produtos mais consumidos nos últimos 12 meses, os livros ficaram em 4º lugar. Perdendo apenas para roupas (55%), celulares (29%) e brinquedos (18%). Dos compradores de livros cerca de 57% são mulheres e 43% são homens. Quanto à idade, de 18 a 24 anos somam 12%, de 25 a 34 com 22%, de 35 a 44 com 24%, de 45 a 54 com 16%, de 55 a 64 com 11% e com mais de 65 anos chegam aos 16%.

O Sudeste (45%) e o Nordeste (28%), como regiões mais populosas do Brasil, concentram a maior parte dos compradores de livros e também maior penetração. Enquanto o Sul (14%), Norte (8%) e Centro-Oeste (7%) possuem menores números.

A maioria dos compradores de livro (55%) costuma fazer suas compras pela internet, quando aproveitam ofertas e datas especiais como a Black Friday e Semana do Consumidor. E embora sejam compras online com o maior número, a aquisição de livros físicos ainda tem uma preferência maior (54%), enquanto cerca de 15% preferem apenas livros digitais. Ao contrário disso, 31% optam por comprar tanto o livro impresso quanto na versão digital.

Todos os dados dessa pesquisa você encontra na íntegra pelo site da Câmara Brasileira do Livro (clique aqui).

0 Comentários:

Postar um comentário

Pesquisar