Home » , , , , , , , » “Pedro Não Quer Ir ao Banheiro”, uma forma lúdica de enfrentar o transtorno de eliminação - Encoprese

“Pedro Não Quer Ir ao Banheiro”, uma forma lúdica de enfrentar o transtorno de eliminação - Encoprese

Por: Bookeiro Publish Em: 08/11/2019

O infantojuvenil “Pedro Não Quer Ir Ao Banheiro”, da psicóloga Ariádny Suci de Campos Abbud, é um livro com uma maneira lúdica de auxiliar a prática clínica na psicoeducação do transtorno de eliminação - Encoprese. Por meio da história de Pedro, uma criança que tenta esconder das pessoas que sente medo, e evita a todo custo usar o banheiro, a obra auxilia no reconhecimento e identificação do transtorno. Como uma das novas publicações da Sinopsys Editora para 2020, o livro traz cerca de 32 páginas e conta com ilustrações de Rodrigo Faccio.

Ao longo da narrativa, o personagem manifesta as mesmas dificuldades que crianças com o Encoprese, tais como: constipação, dor abdominal, vazamento das fezes na roupa, regressão para o uso da fralda, dor ao evacuar, e sentimentos de vergonha, medo e culpa. Ao expor isso por meio da leitura e de atividades propostas, a obra psicoeduca sobre o transtorno, estimulando a criança a falar e pensar sobre o que pode estar acontecendo com Pedro e com ela.

Segundo a autora, o livro nasceu de uma necessidade por materiais lúdicos que possam auxiliar a prática clínica na psicoeducação da Encoprese, já que, ao fazer uma busca, não foi encontrado nada além de alguns poucos livros infantis não terapêuticos, mesmo sendo uma dificuldade que muitas crianças apresentam. Assim, a obra psicoeduca sobre o transtorno, explica o modelo cognitivo comportamental, auxilia no reconhecimento das emoções e propõe atividades práticas para o tratamento. O livro é indicado para crianças acima de 4 anos.

Ariádny Suci de Campos Abbud: Psicóloga Infanto-juvenil formada pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, Pós-graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental da Infância e Adolescência, e em Avaliação Psicológica. Autora e coautora dos jogos terapêuticos: “Como me vejo: corpos e sentimentos”, “Lavando Roupa Suja”, “Próxima Fase: Finalizando a Psicoterapia Infantil”, e “Trilha das Pipas: Trabalhando Pensamentos e Sentimentos”. Atua como psicóloga clínica, realiza cursos e é proprietária da Lúdica, loja online de recursos terapêuticos. “Pedro Não Quer Ir Ao Banheiro” já está à venda por R$ 33,00 pelo site da editora (www.sinopsyseditora.com.br/livros/pedro-nao-quer-ir-ao-banheiro-1714).

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros