Home » , , , , , , , , » "A Menina Que Adora Perguntar", primeiro infantil do escritor Raul Marques, será lançado este mês em São Paulo

"A Menina Que Adora Perguntar", primeiro infantil do escritor Raul Marques, será lançado este mês em São Paulo

Por: J. B. Novare Em: 12/02/2019

Foto: Ricardo Boni
As crianças são especialistas em fazer perguntas. Querem saber o porquê de tudo. E foi isso o que inspirou o jornalista e escritor Raul Marques a escrever a obra “A Menina Que Adora Perguntar”, o seu primeiro livro voltado ao público infantil. O autor, que já tem dez livros publicados, entre poesia, biografias e histórias de municípios do interior paulista, revela nesse novo trabalho o perfil da personagem Bela, que faz perguntas a todos, em qualquer lugar e a qualquer hora, sobre tudo o que a cerca: das fases da lua até quem inventou o pão. Com outros lançamentos já ocorridos no início do ano, o livro será apresentado em São Paulo (SP) no dia 23 de fevereiro.

Vencedor do prêmio Nelson Seixas de fomento à cultura da Prefeitura de Rio Preto e finalista do prêmio Off Flip de Literatura, do Festa Literária de Paraty, na categoria literatura infantil, o livro não traz respostas para determinadas perguntas das crianças, mas incentiva os adultos a ficarem mais atentos e não fugir dos questionamentos delas. Para isso, Raul Marques procura estar sempre presente, estudar e pesquisar em diferentes fontes sobre os assuntos que despertam curiosidade nas crianças. “Também acho importante que os pais ou responsáveis pelas crianças busquem formas criativas, em linguagem adequada, para esclarecer tantas dúvidas”, ressalta o escritor.

A obra possui 40 páginas e será lançada na Patuscada - Livrarias, Bar e Café (Rua Luís Murat, 40 - Pinheiros), em São Paulo (SP) no dia 23 de fevereiro às 16 horas. A repercussão no interior nos primeiros dias após o lançamento é positiva. “Os pais identificam a semelhança de seus filhos com a personagem Bela e, depois de lerem o livro juntos, as crianças começam a fazer ainda mais perguntas do que as que são citadas ali”, cita Raul. E essa foi justamente a intenção dele: integrar crianças e adultos nesse momento de tanto aprendizado. Afinal, como a esperta Bela já sabe, perguntar é o melhor caminho para aprender.

“Escrevi o livro inspirado em minha filha, Isabela, hoje com 7 anos. A partir dos 3 anos, ela começou a perguntar o significado e origem das coisas. Houve pergunta emblemática, que chamou a minha atenção: ‘Se Deus criou o mundo, quem criou Deus?”, revela o autor. O livro não traz respostas para essas perguntas, mas incentiva os adultos a ficarem mais atentos e não fugir dos questionamentos das crianças. “Eu quero ser o Google dos meus filhos. Também sou pai do João Pedro, de 3 anos”, enfatiza.

“Sem perguntar não ficamos sabendo de tudo. Não deciframos a vida, as pessoas, as coisas, os objetos, os mistérios. Foi meu avô quem me disse um dia: Pergunte, Ignácio, pergunte, que assim você vai para a frente, resolve sua vida. Se a gente não perguntar a uma mulher: Você me ama? Como fica nossa vida? Lembro até hoje a primeira pergunta que fiz para minha professora no curso fundamental: Quem é o pai de Deus? Ela não respondeu, mas até hoje continuo perguntando. Um dia saberei, porque alguém deve saber. Escrevendo, Raul, nós descobrimos que a pergunta: o que é a vida tem resposta. Este seu livro é um dos mais agradáveis, gostosos, intrigantes, provocantes. E bem humorados. Humor é necessário para enfrentar a vida. Passamos a vida a indagar: Quem sou eu? O que faço no mundo? Com este livro, você entra para o grupo dos que começam muitíssimo bem, porque é uma delícia te ler”, escreve Ignácio de Loyola Brandão, escritor.

Raul Marques nasceu em São Paulo em 1980. É filho de comerciantes e vive no interior paulista desde 1999. Possui graduação em Jornalismo e trabalhou durante 12 anos no jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto (SP). Ocupou cargos como chefe de reportagem e repórter-especial, e visitou o Haiti em 2009, com o objetivo de produzir reportagens para um caderno especial sobre a Guerra Civil no país caribenho. A publicação, com 16 páginas, garantiu o prêmio regional do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo. Escreveu mais de 500 reportagens - a maioria focada em contar a história de gente simples, especial e que faz a diferença no mundo.

Foi duas vezes vencedor do Programa Municipal de Fomento à Cultura – Prêmio Nelson Seixas, em São José do Rio Preto (SP), na categoria literatura, e finalista do Prêmio Off FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), categoria literatura infantil, em 2018. Participou como palestrante e debatedor em palestras e eventos literários do interior paulista.

Desde 2016, Raul dedica-se à carreira de escritor. Sua produção é dividida em duas vertentes: de um lado, há o material autoral, em campos como poesia (O Fim do Silêncio e Depois do Silêncio, editora 7 letras, 2009) e crônica; do outro, obras para empresas e biografias. Tem dez livros publicados de poesia, crônica, reportagem e textos com fatos históricos de municípios do interior paulista. Uma biografia do locutor de rodeio Asa Branca, que será lançada em breve, é mais uma das próximas novidades do escritor. “A Menina Que Adora Perguntar” encontra-se disponível nas lojas digitais Submarino, Americanas, Shoptime, e no site pessoal do escritor (www.raulmarques.jor.br). O valor está em torno de R$ 30,00 (impresso).

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros