Home » , , , , , , , » Luiz Rettamozo traz seu universo artístico no livro “ComoVer”, que será lançado em Curitiba

Luiz Rettamozo traz seu universo artístico no livro “ComoVer”, que será lançado em Curitiba

Por: J. B. Novare Em: 26/02/2018

O livro de artes visuais “ComoVer”, do premiado artista gaúcho Luiz Rettamozo, apresenta uma retrospectiva do universo artístico de um dos nomes mais criativos de sua época, por meio de textos, fotografias, imagens e reflexões do artista. O livro é uma edição da Arte Editora e será lançado nesta terça-feira, dia 27 de fevereiro, na Biblioteca Pública do Paraná, na capital Curitiba. O evento de lançamento será acompanhado de coquetel, haverá leitura dramática de Carlos Daitschman da “Lenda da Criação”, escrita por Rettamozo, com direção cênica de Mateus Rettamozo, e recital do poema “Uyba Yeté”, de Tonicato Miranda.

O livro aborda a trajetória artística de Rettamozo, focando na sua produção desde 2005. Os textos e as imagens foram selecionadas por ele, e traz depoimentos de diversas personalidades do Estado sobre o trabalho de Rettamozo, como os poetas Paulo Leminski e Antonio Thadeu Wojciechowski e o professor e crítico Fernando Bini. O livro ainda vem acompanhado de óculos chroma depth, que permitem a visualização das páginas e obras em 3D.

“ComoVer” veio de uma ideia que surgiu no final de 2014. O objetivo era escrever um livro que tratasse das séries ComoVer e, para tanto, inscreveu-se um projeto no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, o PROFICE. E foi então em 2017, com o apoio da Copel (Companhia Paranaense de Energia), que a ideia pode ser concretizada. Trata-se de uma obra coletiva que leva ao leitor diversos elementos da criação de Rettamozo.

“O Retta tem um currículo extremamente extenso, desde premiações diversas nas artes até seu grande sucesso na publicidade. Ele pintou, performou, criou, desenhou, compôs, atuou, publicou, escreveu, participou de coletivas e individuais, nacionais e internacionais, sendo reiteradamente reconhecido. Essa obra permite um vislumbre do amplo universo do artista”, diz Thereza Oliveira, que coordenou o projeto da publicação do livro.

Proposta pelo filho do artista, Mateus Rettamozo, a obra tem edição assinada por Audrey Lilian Farah, da Arte Editora. O projeto foi viabilizado por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura (Profice) e conta com o apoio da Companhia Paranaense de Energia (Copel).

Luiz Carlos Rettamozo, mais conhecido como Retta Rettamozo ou apenas Retta, é natural de São Borja, no Rio Grande do Sul, mas reside em Curitiba/PR há vários anos. Com profícua atividade artística desde a década de 60, Rettamozo ganhou diversos prêmios, participou de Bienais e Salões, expôs pelo Brasil e também em outros países. Com importante atuação na publicidade, criou a logomarca dos colégios Positivo e diversas campanhas publicitárias memoráveis para O Boticário e Bamerindus, e muitas outras empresas. A partir de 2005 passa a dedicar-se quase exclusivamente às artes visuais e ao desenvolvimento das séries ComoVer, nas quais pinta paisagens em tamanho natural, produzindo arte ECOntemporânea. Com o uso de óculos chroma depth, tais obras são visualizadas em 3D, o que lhe valeu novas premiações, inclusive no 65º Salão Paranaense. As obras das séries “ComoVer a Terra” e “ComoVer Curitiba” foram produzidas coletivamente, a primeira, junto com a Sociedade dos Pintores do Ângulo Insólito e, a segunda, com o Coletivo ComoVer Curitiba.

O autor possui diversos trabalhos já publicados, mas o livro “ComoVer” é o primeiro que faz uma retrospectiva, ainda que breve, de sua produção artística. A obra está por R$ 75,00 (impresso) na Galeria 42 do Shopping Novo Batel (Alameda Dom Pedro II, 255 – Batel), em Curitiba/PR. O lançamento do dia 27 será às 17 horas na Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133 – Centro), com entrada franca. Após esse lançamento, haverá um novo evento de divulgação do livro na Livraria da Vila (Av. do Batel, 1868 - Batel, Curitiba), no dia 29 de março.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros